28/03/2023 18:05 | Saúde

Projeto 'Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres' beneficia 500 moradoras da região Norte

Ação realizada nesta terça-feira (28), em Porto Calvo, teve o objetivo de prevenir doenças e promover ações de saúde

Durante a ação foram assegurados testes rápidos e exames para a detecção de doenças

Olival Santos / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

O projeto ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, registrou 500 atendimentos nesta terça-feira (28). Com movimento intenso, a segunda edição do evento ofertou consultas com oftalmologista, ginecologista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta para mulheres que residem nos 11 municípios da VII Região de Saúde.

A secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, que representou o secretário Gustavo Pontes de Miranda, explicou que a ação busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento necessários durante o mês da mulher.

“O ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’ chegou ao Hospital Regional Norte com diversos serviços voltados para a saúde da mulher. Aqui, conseguimos atender mais 500 mulheres da região. Dessa forma, o Governo de Alagoas segue com o compromisso de cuidar e acolher as alagoanas, assegurando a assistência humanizada que elas merecem”, salientou.

Aguardando por uma consulta pré-cirúrgica oftalmológica há dois anos, a moradora de Jacuípe, Maria Oliveira, de 54 anos, comemorou poder adiantar o processo durante a segunda edição do projeto. “Graças a Deus não tenho catarata, mas ainda preciso operar devido pterígio no olho direito. Já estou saindo aqui do hospital com o encaminhamento dos exames para cirurgia e estou muito feliz em saber que conseguirei operar, pois não tenho condições de fazer particular e o SUS [Sistema Único de Saúde] vai me proporcionar”, enfatizou.

A moradora de Matriz de Camaragibe, a vendedora autônoma Elvira Almeida, de 54 anos, buscou acelerar a consulta com o oftalmologista, que aguardava há alguns meses. Além do atendimento recebido, ela aproveitou a oportunidade para realizar o sonho de doar sangue pela primeira vez.

“Minha agente de saúde avisou sobre essa ação que estaria acontecendo hoje no hospital e vim procurar atendimento com o oftalmologista que já busco há um tempo. Também estou doando sangue pela primeira vez e estou muito feliz, pois era um sonho meu, mas não conseguia ir para Maceió fazer a doação”, explicou.

Já a moradora de Matriz de Camaragibe, Edna Bispo, de 38 anos, passou pela consulta com ginecologista para o tratamento de um mioma e destacou a ação da fisioterapia. “O atendimento foi ótimo e gostei muito de tudo que ocorreu aqui. Conheci as ações e a importância da fisioterapia. Amei, achei maravilhosa essa experiência”, disse.

O diretor do Hospital Regional Norte, Sidcley Peixoto, destacou o projeto como um marco que impulsiona os serviços de saúde destinados às mulheres que residem na região Norte do Estado. “Essa ação é muito importante para Porto Calvo e cidades circunvizinhas. Por isso, fizemos questão de trazer o projeto para nossa unidade, principalmente no mês destinado às mulheres", salientou.