22/05/2023 19:54 | Segurança

Projeto “Livros que libertam” faz validação no presídio Santa Luzia

Mais de 70 por cento das reeducandas da unidade já participam do projeto


Janaina Marques / Ascom Seris

O projeto “Livros que libertam” fará mais uma validação, nesta terça-feira (23). Desta vez a unidade que receberá a equipe de avaliadores será o presídio feminino Santa Luzia. No total, mais de 70 por cento das reeducandas da unidade já participam do projeto, que promove a diminuição de pena por meio da leitura.


Livros que Libertam é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com o Poder Judiciário, por meio da Vara de Execuções Penais, que garante a remição de pena através da leitura. O projeto consiste em reduzir quatro dias da pena para cada livro lido.


Segundo a policial penal e gerente de Educação da Seris, Cynthia Moreno, a iniciativa está sendo ampliada e até o final do ano irá contemplar todas as unidades prisionais. “Estamos realizando a validação do projeto, que é a avaliação feita pela equipe técnica para verificar se o participante realmente leu o livro. A avaliação é feita por meio de uma redação ou, para os analfabetos, por meio da audição, no qual o participante conta a história do livro para o avaliador, que verifica se o participante realmente cumpriu o que foi proposto”, contou a gerente.


O projeto também conta com monitores, selecionados entre os participantes, que ficam responsáveis pela leitura do livro para os custodiados que ainda são analfabetos, garantindo, desta forma, que eles também tenham acesso.


A validação acontece nesta terça-feira (23) a partir das 10h da manhã, no presídio Santa Luzia. Após a validação, serão entregues livros arrecadados para o projeto na biblioteca do presídio Baldomero Cavalcanti, reforçando o acervo na unidade.