17/11/2021 09:12 | Cultura

Projeto latino-americano abre inscrições para Residência fotográfica gratuita em Milagres, Alagoas

Mira Latina vai selecionar 8 participantes para imersão artística de 20 dias de duração subsidiada pela Lei Aldir Blanc; inscrições on-line foram abertas nesta terça-feira (16) e vão até 05 de dezembro

Ytallo Barreto

Assessoria

Estão abertas as inscrições para a Residência Mira Latina, laboratório de fotografia do projeto latino-americano Mira Latina, que acontecerá no próximo mês de janeiro em formato imersivo e gratuito na praia de São Miguel dos Milagres, norte de Alagoas. O projeto vai selecionar oito pessoas para participar, durante 20 dias, de um programa intensivo de atividades que inclui acompanhamentos individuais, ciclo de diálogos com artistas e curadores, uma intervenção urbana na cidade, entre outras. As inscrições começaram nesta terça-feira (16) e vão até as 23h59 do dia 05 de dezembro pelo endereço: https://linktr.ee/miralatinalab.

Podem se inscrever fotógrafas/os, artistas e pessoas em geral maiores de 18 anos, nascidos na América Latina, que utilizem a fotografia como linguagem e queiram desenvolver uma ideia ou projeto durante a Residência. Para participar, é necessário ter domínio da prática fotográfica e alguma experiência e trajetória nos campos da fotografia, artes visuais ou outros relacionados – a atividade não é indicada para iniciantes. Por conta da pandemia de Covid-19, é obrigatório que os participantes estejam com o esquema vacinal completo.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de dezembro. A Residência vai de 10 a 31 de janeiro de 2022 e será realizada nos idiomas português, espanhol e “portunhol”. Os participantes receberão gratuitamente, além das atividades do programa, a hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço) em casa compartilhada, além de ajuda de custo para produção de obras a serem apresentadas no projeto coletivo de intervenção urbana na cidade. A iniciativa é subsidiada pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020).

Sob a condução da curadora Maíra Gamarra, fotógrafa e pesquisadora, a primeira edição da Residência é parte do projeto Mira Latina, um laboratório de criação e desenvolvimento de ideias que, a partir da fotografia como linguagem, promove ações e experiências artísticas para impulsionar novos espaços de diálogo e redes entre criadores de diferentes países.

“A Residência Mira Latina será uma experiência de intercâmbio cultural, num ambiente colaborativo, onde os participantes farão uma imersão em processos criativos, reflexivos e críticos. É um verdadeiro laboratório coletivo, no qual a agenda de atividades vai estimular a produção fotográfica e a construção conjunta de conhecimento”, explica Maíra Gamarra. “O ambiente será preparado para fomentar, ainda, as colaborações entre as pesquisas e experimentações dos participantes e o compartilhamento das suas trajetórias”.

Inscrições e cronograma – Os interessados devem preencher e enviar devidamente o formulário de inscrição disponível em https://linktr.ee/miralatinalab, até o dia 05 de dezembro, e anexar um documento PDF com a documentação solicitada na convocatória, onde estão descritos todos os detalhes e condições para a participação. É importante se certificar sobre a disponibilidade de participar durante toda a Residência de maneira integral, imersiva e exclusiva pelos 20 dias. Serão selecionadas até oito pessoas para participar do laboratório, sendo duas vagas exclusivas para alagoanas/os. Após a divulgação do resultado, que acontecerá até 10 de dezembro, os convocados terão cinco dias corridos para confirmar a participação e mais cinco dias para entregar o termo de compromisso assinado.

Crédito:  Juana Carvalho

Sobre Maíra Gamarra – Idealizadora e curadora do Mira Latina, a fotógrafa e pesquisadora Maíra Gamarra é graduada em fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos. Foi coordenadora de operações do Museu Paço do Frevo, em Recife (PE) e gerente de projetos na Art.Monta Design, especializando-se na elaboração, gestão e montagem de eventos e exposições. Atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu; é cocriadora e curadora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7; e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos – GIF. Seu trabalho está centrado na investigação sobre a fotografia latino-americana e a problematização de questões sobre as práticas e discursos fotográficos, a construção de narrativas visuais, processos criativos, gênero e descolonização da imagem.