06/12/2022 14:51 | Saúde

Educ@Sesau conquista 1º lugar no Concurso Ações Inovadoras na categoria Desenvolvimento de Pessoas

Secretaria de Estado da Saúde foi finalista em duas categorias, com quatro projetos


Educ@Sesau é eleito o melhor na categoria Desenvolvimento de Pessoas

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace

O projeto Educ@Sesau, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conquistou o primeiro lugar do Concurso Ações Inovadoras, na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor. Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a cerimônia de entrega da premiação, ocorreu na segunda-feira (5), no Polo Tecnológico, em Jaraguá.

 

O Educ@Sesau foi idealizado pelos servidores Patrícia Bezerra, Aline Lemos, Daniel Dantas, Sandra Silveira e Marcus Tenório, que atuam na Gestão de Desenvolvimento e Educação na Saúde (GDES), vinculada à Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (Gerevep). Os cinco servidores foram contemplados com uma viagem internacional, com o objetivo de realizarem uma visita técnica para conhecer instituições que realizam trabalhos inovadores.

 

Instituído pela Portaria Estadual 1.642, de 18 de maio de 2018, o projeto é uma plataforma de cursos online, voltada aos servidores da Sesau, que tem o objetivo de capacitá-los periodicamente, além de contribuir para a progressão funcional. Em quatro anos e seis meses de atividades, o Educ@Sesau já com disponibilizou 33 cursos na área da saúde, formando 48 turmas e capacitando 2.264 servidores da área administrativa, de gestão e da assistência, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas.

 

Além do Educ@Sesau, a pasta da Saúde foi finalista com mais três projetos no Concurso Ações Inovadoras. Também na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor, o segundo projeto finalista foi o Acolhe Sesau, desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS). Já na categoria Políticas Públicas, foram finalistas os projetos Brinquedoteca, desenvolvido pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e o Sentindo na Pele, idealizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

 

Valorização do Servidor

 

Segundo a psicóloga Patrícia Bezerra, que atua na Coordenação da Gestão de Desenvolvimento e Educação na Saúde, a conquista do Concurso Ações Inovadoras é o reconhecimento do Governo de Alagoas a uma iniciativa criativa e simples, desenvolvida pela própria Sesau, para capacitar seus servidores.

 

“O prêmio é o reconhecimento do trabalho técnico realizado. É a ressignificação da atuação dos profissionais da Sesau, comprometidos com a educação em saúde e que desenvolveram uma ferramenta tecnológica que beneficia o servidor, mas, que reverbera na ponta dos serviços disponibilizados pela saúde estadual, beneficiando os usuários”, salientou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o fato de a Sesau ter conquistado o primeiro lugar do Concurso Ações Inovadoras, na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor, comprova a qualidade técnica dos trabalhadores da saúde estadual.

 

“Como servidor de carreira da Sesau, desde 2003, é um orgulho comprovar o comprometimento da equipe que atua na Gestão de Desenvolvimento e Educação na Saúde. Isso porque, o Educ@Sesau é uma plataforma online que possibilita a capacitação aos trabalhadores, assegurando que atendam com qualidade os usuários de nossas unidades, além de ser uma ferramenta que ajuda os servidores a realizarem a progressão de carreira, evidenciando uma iniciativa de valorização dos nossos funcionários públicos”, destacou o secretário.