06/01/2023 15:10 | ServiçosSaúde

Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão abre inscrições para voluntários

Para se inscrever, o candidato deve estar com cartão de vacina atualizado


Projeto é uma prática integrativa e complementar no cuidado às crianças e aos adultos hospitalizados

Ascom Uncisal


Danielle Cândido / Ascom Uncisal

O Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão está com inscrições abertas para voluntários. Podem participar do processo seletivo os estudantes de faculdades e universidades de Alagoas, incluindo os alunos dos cursos tecnológicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As inscrições ficarão abertas no período de 16 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023, e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico: www.sorrisodeplantao.com.br. São ofertadas 50 vagas para hospitais de Maceió.

 

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão universitária cadastrado no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal, sob orientação dos professores Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e Maria Rosa da Silva. O objetivo do projeto é capacitar alunos universitários para atuarem como “Palhaços de Hospital”, nos setores de Pediatria e Clínica Médica dos Hospitais conveniados ao projeto.

 

“Um dos principais objetivos deste trabalho é utilizar a arte do palhaço como uma prática integrativa e complementar no cuidado às crianças e aos adultos hospitalizados”, explicou Maria Rosa da Silva. “Os integrantes se caracterizam de palhaços e se dispõem a compartilhar seus sábados, quinzenalmente, nesses hospitais, utilizando a arte do palhaço, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias, para oferecer injeções de ânimo e doses de bom humor”, complementou.

 

As unidades de saúde conveniadas ao projeto são o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA) e Hospital da Criança e Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Unidade Farol.

 

O processo de seleção destina-se ao provimento de 50 vagas nos hospitais de Maceió. O trabalho é voluntário e os alunos serão certificados como monitores do projeto, com certificado de extensão emitido pela Uncisal, com carga horária de 200 horas.

 

Para se inscrever, o candidato deve estar com cartão de vacina atualizado: Covid-19 (4 doses), Hepatite B (3 doses), dT (3 doses, sendo o reforço a cada 10 anos da última dose), Tríplice Viral (duas doses no cartão infantil e uma dose na fase adulta), Varicela (apenas para as pessoas que não tiveram catapora).

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no endereço: https://uncisal.edu.br/noticias/projeto-de-extensao-universitaria-sorriso-de-plantao-abre-inscricoes-para-voluntarios