24/01/2023 17:37 | Assistência Social

PRIMEIROS SOCORROS

Projeto Creche Segura realiza capacitação em Batalha

Profissionais da Creche Cria foram orientados sobre como proceder em casos de acidentes envolvendo crianças


Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários das Creches Cria

Rodrigo Marinho / Ascom Secria


Fabiana Barros / Ascom Secria

Trinta profissionais da Creche Cria Batalha, entre professores, apoio educacional, cuidadores de crianças especiais, auxiliares de serviços diversos, porteiros e merendeiras, participaram do Creche Segura nesta terça-feira (24). A finalidade do projeto é capacitar docentes e agentes atuantes das unidades e atende à lei nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários.

 

O projeto é uma articulação da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). As atividades realizadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu.

 

Em Batalha, a Creche Cria recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Antonielle Soares Barbosa. Na unidade escolar estão matriculadas 108 crianças em tempo integral. “Com as noções de primeiros socorros garantimos que a vítima não chegue a óbito. Assim, nós, que fazemos a creche, vamos trabalhar com mais segurança passar mais segurança aos pais”, afirmou a coordenadora Daisy Brito Rocha Sandes.

 

O conteúdo programático corresponde a seis horas/aula, com abordagem dinâmica e prática, e prevê os primeiros socorros em situações de engasgo, choque elétrico, fraturas, convulsões, afogamentos, ferimentos, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Ao final das ações são entregues os certificados de participação de todos os profissionais capacitados.

 

A professora Thiara Laurentino, que vai atuar com crianças com idade de 4 anos, e já participou de um curso teórico sobre primeiros socorros em 2019, destacou a importância de participar do projeto. “Sinto-me segura para realizar o trabalho na Creche Cria. O ponto mais importante para mim é a segurança e o cuidado que devemos ter ao prestar os primeiros socorros à criança”, afirmou.

 

Em 2022, o projeto atuou nas Creches Cria localizadas nos municípios de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Viçosa, São José da Tapera, Monteirópolis, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Mar Vermelho e São Miguel dos Campos.

 

200 Creches Cria

 

Até o final de 2024, o Governo vai entregar 200 creches no Estado. Destas, 28 já foram inauguradas. A capacitação, em Batalha, iniciou o calendário do projeto em 2023 e a meta é leva-la a todas as unidades.

 

Cartão Cria

 

Ainda nesta terça-feira (24), a secretária da Primeira Infância, Paula Cintra Dantas, participou da entrega de 210 Cartões Cria na Escola Antony Moura, município de Igreja Nova.

 

O benefício do Programa Criança Alagoana (Cria) é exclusivo para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, em condição de vulnerabilidade social. Após esse critério, o passo seguinte para a pessoa interessada é ter o Número de Inscrição Social (NIS), ou seja, ter cadastro no CadÚnico.

 

A pessoa interessada deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro onde reside para fazer o cadastro, com original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e o NIS, e aguardar a análise.

 

No último dia 18, o Governo de Alagoas lançou o 13º Cria. O cronograma de pagamento de mais uma parcela do repasse segue o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Com isso, em janeiro, o Estado injetou na economia alagoana cerca de R$ 43 milhões por meio do Cartão Cria.