18/05/2023 13:08 | Saúde

Projeto Conheça o Samu vai expor serviços e disponibilizar testes de saúde na orla de Maceió

Ação ocorre neste domingo (21), das 9h às 15h, na Rua Fechada da praia de Ponta Verde


Durante o Projeto Conheça o Samu população vai conhecer aparato usado para salvar vidas

Carla Cleto / Arquivo


Arnaldo Santtos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promove, neste domingo (21), a partir das 9h, o evento Conheça o Samu. A ação vai ocorrer até às 15h, na Rua Fechada da Ponta Verde, em Maceió, e o objetivo é possibilitar que a população conheça de perto os diversos serviços que a instituição oferece, além de conscientizá-la sobre a importância do serviço pré-hospitalar no trabalho de salvar vidas.



Durante a ação haverá exposição de fotos e vídeos que contam a história do Samu, além de serem ofertados à população testes básicos de saúde e treinamento em reanimação cardiopulmonar. Também estarão disponíveis para visitação, os tipos de veículos que fazem parte da frota, como o Serviço Aeromédico (helicóptero), as ambulâncias tipo Unidade de Suporte Básico (USB), Unidade de Suporte Avançado (USA) e as motolâncias.


O Samu é um dos serviços fundamentais oferecidos à população no âmbito da saúde, daí a importância do projeto Conheça o Samu para que os alagoanos possam conhecê-lo detalhadamente, segundo destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “É uma grande oportunidade para a comunidade conhecer in loco os serviços, equipamentos e, também, poder interagir com os profissionais que fazem parte deste serviço de excelência", salientou o gestor da saúde estadual.


Para o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, além de possibilitar que a população conheça o fluxo de funcionamento do serviço, o projeto Conheça o Samu é uma excelente oportunidade para que a população tenha acesso a serviços de saúde. “Teremos à disposição da população uma equipe de socorristas para ensinar noções básicas sobre os primeiros socorros”, destacou.


SERVIÇO:

 

Evento: Conheça o Samu

Data: 21 de maio, domingo

Hora: das 9 às 15h

Local: Rua Fechada da Ponta Verde, Maceió