18/08/2021 15:42 | Serviços

Programa Pontapé revoluciona entrada de estagiários no serviço público alagoano


Thiago Ataíde


Minne Santos

Quem não se lembra do seu primeiro estágio, ou mesmo dos desafios ultrapassados e das portas abertas que só foram possíveis por meio de um? Esse período, tão transformador na vida de qualquer estudante, tem sido reconfigurado e vem assegurando mais oportunidades no Governo de Alagoas. A entrada de jovens e adultos acadêmicos no serviço público, agora, é marcada por uma política afirmativa que garante inclusão e diversidade ao Estado e empregabilidade a quem mais precisa.

Lançado em maio deste ano, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o Programa Pontapé já é uma revolução no processo de seleção de estagiários. Com uma oferta inicial de cerca de 700 vagas, a iniciativa passou a democratizar o acesso a estudantes que sonhavam em ter a chance de trabalhar junto aos órgãos e secretarias do Executivo, mas não conseguiam concretizar essa meta por conta das barreiras que enfrentavam pelo caminho.

“Eu já estava procurando estágio há um certo tempo, mas as seleções sempre pediam pessoas em um período acima do meu. Com o pontapé, consegui entrar na área que eu queria e sem tanta burocracia. Eu acho o programa muito importante porque ele dá oportunidade a quem quer aprender”, comenta a estudante Nathalia Louise, que agora é estagiária da Secretaria da Educação por conta do programa.

Thiago Ataíde

Realizado de forma online, o processo de seleção do Pontapé tem como principal critério o Coeficiente de Rendimento (CR), índice que mede o desempenho acadêmico do estudante. Enquanto política pública afirmativa, o projeto amplia oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral.

“Esse é um programa tão importante, que deve ser enraizado em nosso estado porque dá início, de fato, a novas carreiras e abre novos horizontes”, afirma Anderson Batista, acadêmico inscrito no CadÚnico e, agora, estagiário do Detran no interior do estado.

Outras portas abertas

Desenvolvido com o intuito de assegurar outras perspectivas de vida aos alagoanos que estão no início de carreira, o Pontapé possibilita que o estágio seja renovado pelos órgãos em até dois anos, havendo chances de contratação posterior.

Formado em administração, Jadson Ramos teve uma trajetória parecida com essa. O alagoano começou a estagiar no serviço público em 2016, na Seplag, e posteriormente, passou a integrar, também como estagiário, a equipe da Junta Comercial do Estado (Juceal). Após ter a chance de colocar em prática diversos aprendizados no órgão ao longo desse período, recebeu a boa-nova.

Ascom Juceal

“Passei a assessorar a gerente de atendimento do Suporte Facilita na época, representando o setor nos momentos em que ela precisava estar ausente. Ao final do contrato, fui efetivado como gerente e agora estou no comando de todo o setor de atendimento, mesma área que me acolheu assim que cheguei nessa família”, comenta Jadson.

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, essa garantia de ingresso no mercado de trabalho, seja no serviço público ou no privado, é um dos tipos de histórias que o Programa Pontapé quer replicar, principalmente num período de crise como o que se estabeleceu com a pandemia de Covid-19.

“Por meio do Pontapé, os estagiários recebem um salário mínimo e também auxílio transporte. Com ele, estamos garantindo não só apoio às políticas públicas do governo, mas também empregabilidade a esse público que hoje cursa, com todas as dificuldades da pandemia, o nível superior. É uma entrega importante para a população e que temos muito orgulho de viabilizar”, reforça o secretário titular da Seplag.

Para saber mais sobre o Pontapé, acesse: pontape.al.gov.br