30/05/2022 18:26 | Tecnologia e Inovação

Programa Oxetech muda realidade de jovens em Alagoas

Com centenas de cursos gratuitos na área da tecnologia e laboratórios espalhados pelo interior do Estado, programa já inseriu mais de 50 pessoas no mercado de trabalho


Já são mais de dois mil alunos na plataforma on-line e quatro laboratórios para cursos presenciais espalhados pelas cidades do interior

Ascom Secti


Geysa Miranda e Valdenys Virtuoso

Um programa que oferece cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação, faz a conexão entre os estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado alagoano, amplia as oportunidades, democratiza o aprendizado e promove o intercâmbio de conhecimentos entre universidades e empresas, define o Oxetech, uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), que vem mudando a realidade de dezenas de jovens no Estado.

Já são mais de dois mil alunos na plataforma on-line e quatro laboratórios para cursos presenciais espalhados pelas cidades do interior (São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Murici). Todos os laboratórios contam com a parceria das prefeituras locais e são estruturados com 16 computadores, sala climatizada, acesso à internet gratuita e dois monitores à disposição dos alunos para orientações. Além dessas cidades, serão contemplados, também, os municípios de Penedo e Arapiraca, assim como a capital Maceió que terá seu laboratório funcionando no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá.


São centenas de cursos gratuitos em várias trilhas do conhecimento da tecnologia e inovação para formação da população em uma das áreas que mais crescem no mundo, como por exemplo, React Web Developer, Java Developer, JavaScript Game Developer, HTML Web Developer, Node.js Web Developer, Desenvolvedor Back-End PHP, Desenvolvedor Fullstack Python, Cloud Computing & Serverless, Desenvolvedor Front-end Angular, Desenvolvedor Front-end ReactJS e Especialista em Inovação Digital.

Por meio desse programa, dezenas de jovens alagoanos já mudaram de vida e foram inseridos no mercado tecnológico, trabalhando nas maiores empresas do Estado e do País.

É o caso do Erik Costa, estudante egresso do ensino médio, que hoje é um dos colaboradores da empresa alagoana I.Soluções. “Eu fui chamado para uma entrevista de emprego, mas não tinha muita consciência do que se tratava, apesar da tecnologia ser um dos maiores interesses e sonhos da minha vida. Mas foi a partir daí que tive uma ciência maior do que o Projeto OxeTech Work era. Hoje, estou trabalhando numa área que eu sempre sonhei, mas que nunca imaginei ter oportunidade de entrar, porque, na minha concepção, teria de fazer uma faculdade num curso que precisaria de uma nota alta e custos que eu não teria condições de pagar. Então, para mim foi maravilhoso ser inserido no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, poder estar participando do OxeTech. É um sonho realizado que eu só tenho a agradecer à empresa em que trabalho e ao projeto – que tenho muito carinho. Espero que esse programa beneficie mais e mais pessoas que, assim como eu, sempre quiseram trabalhar com tecnologia.”, disse Erik.

Outro exemplo é da estudante Vanessa Rodrigues, que destaca a importância da participação feminina no Programa, numa área que ainda é tão voltada ao público masculino.


“Às vezes nos sentimos sem muitas oportunidades – seja no nosso município, no nosso Estado ou na região. E é por isso que o Programa OxeTech é muito importante, tanto para a gente, estudante, como para os empresários do Estado, fazendo um link entre nós, que estamos querendo uma oportunidade para se dedicar em algo que gostamos, e a pessoa que está precisando da mão de obra. Esse tipo de ação do Governo do Estado é muito significativo para gente. Especialmente quando se trata de nós, mulheres. Estamos tentando entrar no mercado de trabalho da tecnologia – que é tão vasto, tão grande, mas que, ao mesmo tempo, ainda é tão voltado ao masculino. Então, hoje, participando desse Programa, a gente enxerga e é enxergada como tendo oportunidades iguais. Além de ser uma possibilidade incrível de se desenvolver na nossa terra natal e contribuir com o crescimento do Estado.”, ressaltou Vanessa

Ao todo já foram 53 jovens beneficiados com emprego, se qualificando e movimentando a economia local, mostrando que Alagoas possui um grande potencial e está formando excelentes técnicos em CT&I com programas do Governo.

Joalisson Ribeiro, estudante da plataforma Oxetech, iniciou os cursos ainda quando não tinha perspectiva de trabalho e logo após, ingressou no mercado e, atualmente, trabalha Home Office para uma startup da cidade de São Paulo.


“Eu estava vivendo uma fase estagnada da minha carreira, sem perspectiva alguma, até que surgiram as propostas do OxeTech, oferecendo cursos para estudantes alagoanos e eu pensei: Por que não aproveitar? Estou parado mesmo. Foi aí que decidi: quero ser um programador, um desenvolvedor. Então ingressei e fui fazer os cursos da OxeTech, bem como alguns da Rocketseat. Pouco tempo depois, surgiu uma vaga à qual me candidatei. Fui contratado para trabalhar numa empresa de São Paulo remotamente. Empresa que tem como proposta o desenvolvimento de uma nova rede social. Está sendo uma experiência incrível, excepcionalmente fundamental para a minha carreira e vida. Só tenho a agradecer às oportunidades que tive através do Programa, assim como outros jovens tiveram e ainda terão”.

Para o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, as estatísticas apontam o sucesso da interiorização do programa e a preocupação do Governo de Alagoas em fomentar o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação por meio da qualificação profissional.

“O Oxetech amplia as oportunidades e potencializa nossos jovens e adultos, despertando o interesse e revelando grandes talentos em Alagoas nas áreas que mais crescem no mercado de trabalho brasileiro. Isso permite o desenvolvimento de novos produtos e projetos, aumentando a capacidade produtiva do Estado”, disse o secretário.

 

Laboratórios do Oxetech no interior do Estado

Com os laboratórios já inaugurados, os municípios de Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Murici já deram início às atividades.

Os miguelenses participaram do workshop de Programação em Python para Ciência de Dados, com alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus São Miguel dos Campos e do Colégio A Caminho da Vida. Além dos cursos de Programador Web, Algoritmos e Lógica de Programação.


Já em Delmiro Gouveia, os estudantes concluíram os cursos de Introdução à Lógica de Programação e Algoritmos e Lógica de Programação Essencial e Introdução à Criação de Websites com HTML5 E CSS3. No momento, estão em andamento os cursos de Introdução à Programação com Python e Introdução a HTML, CSS, JavaScript, Node.JS e SQL. Já as próximas turmas encontrarão disponíveis aulas de HTML, CSS e Bootstrap; HTML, CSS, SLQ e PHP e Wordpress.

Em Murici, estão abertas as matrículas para: Primeiros Passos para Desenvolvimento Web, Introdução à Criação de Websites com HTML5 e CSS3, Lógica de Programação Essencial e Fundamento de Arquitetura de Sistemas.

E em Santana do Ipanema os primeiros cursos ofertados serão de Lógica de Programação Essencial; Primeiros passos para desenvolvimento Web e Introdução à criação de websites com HTML5 e CSS3.