08/05/2023 13:15 | Assistência SocialAgricultura

Programa do Leite de Alagoas é prioridade do Ministério do Desenvolvimento Social", diz secretário-executivo da pasta

Osmar Junior ressaltou que equipe técnica do MDS já informou ao ministro Wellington Dias sobre os bons resultados alcançados no Estado


Governador Paulo Dantas se reúne com secretário-executivo do MDS, Osmar Junior

Vosmar Rosa


Carlos Nealdo

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Junior, disse nesta segunda-feira (8), que o Programa de Aquisição de Alimentos Leite (PAA Leite) desenvolvido pelo governo de Alagoas é prioridade do ministério. Segundo ele, o Estado dá um grande exemplo de fortalecimento da agricultura familiar, o que faz do Programa do Leite uma prioridade federal.


Em reunião com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), em Brasília, nesta segunda-feira, Osmar Junior disse ainda que a equipe técnica do MDS já informou ao ministro Wellington Dias sobre os resultados alcançados pelo Programa do Leite em Alagoas. "Agora temos que ir com muito mais força e para frente", disse o secretário-executivo. "Conte aqui [governador Paulo Dantas] com o trabalho, empenho e dedicação do ministro Wellington Dias e de toda a equipe do MDS", ressaltou.




Durante o encontro, Paulo Dantas informou que o Programa do Leite vai alcançar todas as escolas da rede estadual de Educação em todos os 102 municípios alagoanos. A ideia, segundo o governador, é que o programa tenha ainda mais transparência e se aproxime ainda mais das famílias do estado. 




Paulo Dantas também ressaltou para o secretário-executivo do MDS que o Governo de Alagoas pretender alfabetizar jovens e adultos, através do Vem Que dá Tempo, programa que busca acelerar a escolarização dos alagoanos e combater a taxa de analfabetismo, ofertando bolsas de estudos pela permanência e um bônus pela aprovação. "Nós queremos alfabetizar jovens e adultos, queremos combater a evasão escolar", destacou Paulo Dantas. "Nós queremos que a família se aproxima da escola", acrescentou.


A reunião entre Paulo Dantas e Osmar Junior contou também com a participação dos secretários de Estado Vitor Pereira (Governo), Carla Dantas (Agricultura e Pecuária), coordenadora do Programa do Leite, Thaisa Carvalho, e do prefeito de Batalha, Wagney Dantas (PP).




Programa do Leite


Criado pelo Governo de Alagoas, o Programa do Leite tem como objetivo propiciar o consumo de leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar. 


Para isso, semanalmente são entregues quatro litros de leite às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e nutricional. O aprimoramento do programa também estimula a cadeia produtiva com oportunidades de empregos diretos e indiretos aos pequenos produtores de leite do estado.