25/04/2023 11:42 | EducaçãoEditais e vagas

Programa de estágio do Governo de Alagoas abre inscrições para mais de 900 vagas

Pontapé oferece bolsa de um salário mínimo para estudantes de mais de 80 graduações


Os interessados em participar do programa Pontapé podem se inscrever até o dia 13 de maio

Ascom Seplag


Larissa Costa/ Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) está com inscrições abertas para mais de 900 vagas de estágio pelo programa Pontapé. Para se candidatar, os interessados podem se inscrever até o dia 13 de maio, pelos links sistemapontape.al.gov.br ou pontape.al.gov.br

 

Para participar, o estudante tem que ter a idade mínima de 18 anos, estar regularmente matriculado na graduação de alguma instituição conveniada e apresentar os documentos obrigatórios que constam no edital. As regras preveem também que o interessado deve frequentar à distância ou presencialmente o curso a partir do segundo ano.

 

Desenvolvido em 2021 pela Seplag, o programa seleciona estudantes do ensino superior para atuar em órgãos do Poder Executivo de Alagoas. O estágio não obrigatório oferta a bolsa de um salário mínimo, tem carga horária de 30 horas semanais e é direcionado para egressos de 24 instituições de ensino superior com sede em Alagoas.

 

O processo seletivo do programa obedece algumas regras. Das vagas, 10% são destinadas para Pessoas com Deficiência (PcD); 40% para estudantes inscritos no CadÚnico; 40% aos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares. 

 

Estagiário da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Thomas Noah tem 27 anos de idade e diz que a oportunidade de estagiar em um órgão público do Estado foi um divisor de águas na vida dele e de colegas estudantes. 

 

“Em outro estágio, eu ganhava apenas uma bolsa de 400 reais. Hoje, com o auxílio de um salário mínimo que o Pontapé oferece, eu melhorei minha qualidade de vida e consegui permanecer na universidade até o último ano, sem precisar abrir mão dos estudos para me manter. Por isso, vejo o Pontapé como uma política pública e que deve continuar”, enfatizou Noah. 

 

Pontapé Indígena

 

A novidade deste ano é o Pontapé Indígena, que disponibiliza vagas para estudantes matriculados no Curso Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). As oportunidades são destinadas às graduações de pedagogia, letras, geografia, matemática e história. 

 

A classificação dos candidatos obedece às regras do edital regular, e os benefícios são os mesmos, como a carga horária de 30 horas semanais, a bolsa no valor de um salário mínimo e o auxílio transporte.