05/06/2023 14:15 | Cultura

Programa Alagoas Feita à Mão realiza ações em Piranhas


Artesãs foram beneficiadas com as ações do Alagoas Feito a Mão, em Piranhas

Rodrigo Marinho / Ascom Sedics


Isabella Padilha / Ascom Sedics

Com uma agenda especial, o programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), realizou uma série de ações no último sábado (3), no município de Piranhas, interior de Alagoas. A iniciativa contou com visitas técnicas a ateliês, entrega de placa de identificação do Programa e de carteirinhas do artesão.



Coordenada por gestores da Sedics e pela presidente da Comissão do Alagoas Feita à Mão, a ação beneficiou o grupo de artesanato Estação do Cangaço com uma placa de identificação do Programa, que simboliza, que no lugar, tem artesanato genuíno produzido em Alagoas. Além da placa, a equipe visitou as mulheres da Associação Casa do Bordado, no povoado de Entremontes, e também realizou a entrega de 11 carteirinhas do artesão.


Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a visita ao município de Piranhas faz parte das ações de reconhecimento dos profissionais artesãos, prática adotada pelo Alagoas Feita à Mão para ajudar a mapear a produção artesanal alagoana. 


"Piranhas é um município cheio de potencialidades e com a atividade artesanal no topo delas. Aqui temos grupos que trabalham com o couro de tilápia e com bordado, os destaques da região. Essa ação de reconhecimento vem em um momento oportuno e estamos muito felizes com essas entregas", destaca a secretária.


A presidente da Comissão do Alagoas Feita a Mão, Paula Dantas, destacou a importância histórica da cidade e do artesanato de Piranhas. “Estamos realizando mais uma ação do Alagoas Feita à Mão, dessa vez aqui em Piranhas, município tão importante do Alto Sertão alagoano. Além da entrega de carteirinhas do artesão, que são de fundamental importância para o reconhecimento dessa profissão, visitamos a Associação Casa do Bordado, no povoado de Entremontes e o grupo Estação do Cangaço”, pontua.





Bordado Redendê


Entremontes é lar, em Alagoas, do bordado Redendê. O povoado é marcado por construções coloniais e pelas bordadeiras, que passam de geração em geração o conhecimento e perpetuam o feito à mão na comunidade. "Só a nossa associação tem 22 anos aqui no povoado, e hoje nós estamos mais organizadas e formalizamos a nossa produção com o programa Alagoas Feita à Mão, mas continuamos a incentivar que as meninas daqui aprendam e trabalhem com o bordado pra ter uma renda", diz Roseane da Silva, uma das bordadeiras da Associação Casa do Bordado.


Carteira Nacional do Artesão


Através do Alagoas Feita à Mão, os artesãos têm acesso ao cadastro e aos diversos benefícios da  Carteira do Artesão. Através do programa as inscrições são realizadas nos mutirões de cadastros nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira.


Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção e um comprovante de residência e documento com foto. O cadastro para obtenção da carteira também pode ser realizado de forma online, com agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp (ou presencialmente, também por agendamento). O atendimento é realizado pela Gerência de Design e Artesanato e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail.


A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp. Os benefícios garantidos pelo programa são diversos, sendo eles a isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação 'Aqui tem Alagoas Feita à Mão’. Os artesãos cadastrados no Programa também podem incluir seus produtos na plataforma digital Alagoas Feita à Mão de maneira gratuita.