08/05/2023 11:54 | Desenvolvimento EconômicoCultura

Programa Alagoas Feita à Mão entrega placa para artesã do Pontal da Barra

Identificação dos ateliês faz parte das ações do programa que mapeia o trabalho artesanal alagoano


O reconhecimento dos profissionais artesãos faz parte das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas

Rodrigo Marinho


William Makaisy

O ateliê da renomada rendeira Adriana Gomes foi agraciado, na última quinta-feira (4), com a placa de identificação do Programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). A iniciativa é um reconhecimento de que a profissional está ligada às políticas de incentivo do Governo do Estado.


Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o reconhecimento dos profissionais artesãos faz parte das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas para promoção do trabalho artesanal alagoano.


“Mapeando e promovendo a identificação dos artesãos de Alagoas, entregamos mais uma placa do programa Alagoas Feita à Mão, que mostra que naquele lugar existe artesanato genuinamente produzido em terras alagoanas. Dessa vez a entrega foi no ateliê da rendeira Adriana Gomes, que produz peças em bordado filé, patrimônio imaterial de Alagoas”, pontua.


Para a rendeira, que utiliza em sua produção o famoso bordado filé, a placa é o reconhecimento de um trabalho feito durante toda a vida.


“Estou muito feliz em receber essa placa porque ela é o reconhecimento do trabalho que venho exercendo ao longo da minha vida. Hoje eu tenho 45 anos e, desde os seis anos de idade faço o bordado filé – tradição na minha família passada de geração em geração”, relata a artesã. “Agora, com essa placa, meu trabalho vai ser ainda mais valorizado”.




Alagoas Feita à Mão


Executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o objetivo do programa Alagoas Feita à Mão é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.

 

O programa, que conta com um espaço físico para comercialização do artesanato alagoano no piso L2 do Parque Shopping, em Maceió, possui também a galeria on-line Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.


É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br. Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.