06/12/2022 10:01 | Turismo

Programa Alagoas Feita à Mão conquista 1° lugar no concurso de Ações Inovadoras

Certame premiou servidores que desenvolveram e apresentaram as melhores ideias ou projetos pensados para gerar transformação no funcionalismo público


Equipe do Feito à Mão, premiada, e que desenvolveu e apresentou as melhores ideias e projetos pensados para gerar inovação e transformação no funcionalismo público

Thiago Ataíde


Cecília Tavares/ Ascom Sedetur

O programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela gerência de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), conquistou o primeiro lugar no concurso Ações Inovadoras para o Estado de Alagoas, promovido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL). A solenidade de premiação foi realizada na sede do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá, na segunda-feira (5).

O concurso premiou servidores que desenvolveram e apresentaram as melhores ideias ou projetos pensados para gerar inovação e transformação no funcionalismo público, e o programa foi o grande vencedor na categoria “Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital”, em virtude da criação da plataforma digital  ‘Galeria Alagoas Feita à Mão’, que reúne a produção de diversos artistas do estado, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.


“A ideia de criar a plataforma digital surgiu na pandemia, para facilitar as vendas e seguir gerando renda para os artesãos vinculados ao programa, uma vez que as feiras que participamos não estavam acontecendo. Hoje a galeria digital do ‘Alagoas Feita à Mão’ reúne mais de 1.200 produtos artesanais alagoanos, indo desde o bordado filé às esculturas de barro e trabalhos em cipó, cerâmica e madeira, beneficiando mais de 700 artesãos diretamente”, explica a gerente de Design e Artesanato da Sedetur/AL, Daniela Vasconcelos.


Os jurados tiveram que avaliar 21 criações finalistas. A banca organizadora foi composta por nomes de peso representados pela Brazillab, Banco BID, Sebrae, Microsofit, Fundação Dom Cabral, Centro de Liderança Pública (CLP) e Empresa Gringo. Os candidatos tiveram que expor as criações seguindo o modelo Pitch - apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio que conta com uma narrativa efetiva e direta, para conquistar clientes e investidores.

Com o primeiro lugar, a equipe do ‘Alagoas Feita à Mão’ ganhou uma viagem internacional para fazer uma visita técnica a um local que priorize trabalhos inovadores.

Alagoas Feita à Mão

Criado em 2015 e institucionalizado como programa do Governo de Alagoas no ano de 2022, o programa Alagoas Feita à Mão estrutura ações voltadas à valorização e comercialização do artesanato alagoano.       

Coordenado pela Gerência de Design e Artesanato, suas ações consolidam a atividade como importante contribuinte para a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva do artesanato, além de impulsionar a cultura popular do estado.

É possível acessar a galeria virtual do Alagoas Feita à Mão através do endereço: www.alagoasfeitaamao.com.br. O site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.