10/03/2023 16:50 | Saúde

ASSISTÊNCIA

Profissionais do Hospital da PM são capacitados para agilizar o diagnóstico precoce da hanseníase

Equipe multidisciplinar recebeu orientação seguindo o Protocolo Clínico do Ministério da Saúde


Capacitação sobre Hanseníase para os profissionais do Hospital da PM ocorreu nesta sexta (10)

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com o objetivo de sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Controle a Hanseníase, capacitou, nesta sexta-feira (10), profissionais da saúde que atuam no Hospital da Polícia Militar (PM/AL). A ação, realizada no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro Trapiche, em Maceió, faz parte do ciclo de capacitações sobre diagnóstico precoce da doença em 2023.


A capacitação visa orientar os profissionais para a assistência integral ao paciente, reduzir a transmissão da doença, abordar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, seguindo o Protocolo Clínico do Ministério da Saúde (MS). Em Alagoas, de acordo com dados epidemiológicos do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, foram diagnosticados 25 casos da doença em 2023, enquanto no ano anterior foram notificados 275 casos.


A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, enquanto não tratado, o paciente pode contagiar os contatos mais próximos. “A hanseníase pode provocar incapacitações permanentes nas pessoas e é acompanhada de um grande estigma social. Por isso, é imprescindível que os casos sejam identificados de forma precoce e o tratamento realizado de forma segura e completa”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase,  enfermeira Itanielly Queiroz.


De acordo com a coordenadora, os treinamentos fazem parte do ciclo de diagnóstico precoce que foi iniciado no dia 1º de março e contempla municípios e instituições do Estado. “A Polícia Militar possui o que para nós seria o ideal, pois eles têm equipe interdisciplinar e interdisciplinar o que seria ideal para o atendimento do paciente com hanseníase. E além deles atenderem o efetivo da PM, também dispõem dos serviços ofertados aos dependentes, então é mais uma porta de entrada possível e mais uma possibilidade de diagnóstico e tratamento precoce”, explicou Itanielly.



Presente à capacitação, o coronel da PM/AL, Silvio Brito, ressaltou a parceria com a Sesau e a importância da ação para prevenção da doença.  “Nós sabemos da importância da prevenção da hanseníase e, por isso, junto com a Sesau, estamos capacitando nossos profissionais para que tenham um olhar mais assertivo no diagnóstico da doença. Nosso maior intuito é trabalhar com a prevenção, não apenas com a questão psicológica que a tropa precisa, mas com a saúde preventiva em todas as áreas”, destacou.


Membro do Núcleo da Qualidade de Vida da Diretoria da Saúde da PM/AL, a sargento Kelly Juliana, destacou que o treinamento possibilitará uma aproximação maior no atendimento aos militares. “A capacitação sobre o manejo da hanseníase irá nos ajudar no atendimento nos permitindo atuar de maneira mais próxima à tropa, sempre, levando prevenção, bem-estar e qualidade de vida”, disse.


O secretário de Estada da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda,  enfatiza que a Sesau tem focado na capacitação sistemática das equipes multidisciplinares que atuam nas instituições, assegurando o reconhecimento precoce da hanseníase. “Alertamos que o diagnóstico precoce e a detecção de novos casos  é fundamental para evitar incapacitações. Por isso, nós da saúde estamos garantindo a capacitação dos profissionais”, enfatizou o gestor da saúde estadual, que foi representado no evento pelo superintendente de Vigilância em Saúde, médico Paulo Teixeira.