03/11/2022 18:03 | Educação

Professora da Uneal de Palmeira dos Índios será agraciada com Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna

Sara Cerqueira receberá honraria na próxima quinta (10), em solenidade no Armazém Uzina


Clau Soares / Ascom Uneal

A professora Sara Jane Cerqueira Bezerra, lotada no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Palmeira dos Índios, será homenageada com a Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna. Sara Cerqueira está entre os dez servidores públicos estaduais selecionados para receber a honraria, que é outorgada aos funcionários em reconhecimento ao zelo, dedicação e presteza nas suas áreas de atuação, ao compromisso com o interesse público e às atitudes e procedimentos meritórios na vida pública e pessoal. A solenidade de outorga ocorrerá na próxima quinta-feira (10), no Espaço Armazém Uzina, em Jaraguá.

 

“Fiquei extremamente surpreendida. Tenho plena convicção que esses dez servidores (as) representam um coletivo, porque nenhuma dessas ações ou experiências exitosas é desenvolvida de forma individual. Todos nós representamos um coletivo de servidores que, cotidianamente e de forma compromissada, damos o nosso melhor no serviço público. Essa comenda não é só minha: ela é de nós, servidores e servidoras da Uneal, em cada setor da Reitoria e campi da instituição”, declarou Sara Cerqueira.

 

Para o reitor da Uneal, Odilon Máximo, a outorga da Medalha Silvio Vianna à professora faz jus a sua dedicação ao serviço público. “Temos orgulho de ter uma servidora tão comprometida com a causa maior da nossa Universidade, que é levar educação para comunidades, muitas vezes, negligenciadas, a exemplo da sua atuação no projeto Terceira Idade na Universidade. Ao longo de sua trajetória, Sara tem sido incansável neste propósito e, por isso, nos honra tê-la em nossa instituição”, afirmou Máximo.

 

O decreto com a lista completa dos homenageados com a honraria foi divulgada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 31 de outubro.

 

Sara Cerqueira

 

A professora Sara Cerqueira é servidora efetiva da Uneal desde 2015. Desde então, realizou diversas ações voltadas para a instituição e, principalmente, para grupos invisibilizados. Em seu currículo está a coordenação o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) da Uneal, que graduou 54 professores que atuam na zona rural de diversos municípios do interior do Estado.

 

Entre 2015-2016, afastou-se do Procampo e passou a ocupar o cargo comissionado de Pró-reitora de Desenvolvimento Humano. Apesar de, nessa época, também compor o Conselho Estadual de Educação, ela diariamente passava pela Universidade para coordenar as atividades relativas ao cargo, dinamizando as ações voltadas aos servidores públicos da instituição.

 

Em 2018, deu início ao projeto Terceira Idade na Universidade, cujo desenvolvimento acontece no município de Palmeira dos Índios, com a oferta do curso Educação ao longo da vida: envelhecimento ativo. A proposta do projeto de extensão é “inserir a Uneal na promoção de ações diversas junto aos sujeitos constituídos pela faixa etária dos 60 anos em diante, viabilizando mudanças sociais que permitam ao idoso o direito de se integrar na Universidade, participando ativamente de acordo com seu ritmo de vida e interesses pessoais e sociais”.

 

Mesmo durante a pandemia, o projeto não foi interrompido. Junto com sua equipe, Sara coordenou diversos trabalhos para as pessoas idosas atendidas, inclusive orientando e acolhendo para que estas se sentissem acolhidas no decorrer do período de isolamento social. Do sucesso do projeto, surgiu a proposta de criação da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na Uneal que, em breve, deve iniciar os trabalhos.