08/03/2023 13:23 | Educação

EXEMPLO

Professora da rede estadual ministra aulas de redação abertas à comunidade

Em apenas um ano, educadora da rede estadual já auxiliou cerca de 100 jovens durante preparação para o Enem em seu projeto social



Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Apaixonada pelo ofício de ensinar e ciente do poder de transformação social da educação, a professora de Língua Portuguesa Lívia Soares, servidora efetiva da rede estadual há 16 anos, desenvolve um projeto social destinado a jovens de baixa renda em Maceió. Ministrando aulas gratuitas de redação, Lívia ajuda a juventude da capital a cultivar o sonho da aprovação no ensino superior. 


De forma online, o curso ‘O mil é nosso' é uma espécie de tutoria personalizada de correção e orientação na escrita do texto dissertativo-argumentativo, que caracteriza a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde a sua formulação há um ano, o projeto já beneficiou cerca de 100 jovens e contribuiu diretamente para a aprovação dos estudantes nas faculdades mais conceituadas do estado.


Professora da Escola Estadual Maria das Graças Teixeira, no bairro do Feitosa, em Maceió, Lívia enxergou a necessidade de oferecer uma ferramenta a mais de estudo para os estudantes que estavam se preparando para o Enem. Foi quando ela decidiu criar um projeto direcionado aos alunos da escola pública que desejam melhorar suas técnicas na redação. Mas o desejo de ajudar mais pessoas motivou a professora a estender a iniciativa para a comunidade em geral.


“O projeto surgiu da minha vontade de conseguir alcançar mais pessoas, e eu vi essa necessidade de oportunizar melhores chances, no vestibular, para esses jovens da escola pública. Comecei divulgando o curso online para os alunos aqui na escola, como uma ferramenta extra para eles estudarem redação. Com o ‘boca a boca’, o projeto foi chegando a mais pessoas, jovens que já tinham concluído o ensino médio e ainda não haviam conseguido entrar na universidade”, recorda a educadora.


E a professora Lívia já colhe grandes resultados com apenas um ano de projeto. É que os primeiros participantes do curso - estudantes da escola em que leciona - se destacaram com boas notas na prova de redação do Enem 2022. Não à toa, cerca de 95% dos alunos da Maria das Graças obtiveram nota igual ou superior a 900 pontos. E no último dia 28 de fevereiro, com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a professora comemorou 17 aprovações de alunos do projeto.


Superação

Contemplada com o curso, a jovem Alane Gonçalves, de 17 anos, conquistou 900 pontos na redação do Enem 2022 e, com isso, pretende ingressar no curso de Direito. Ex-aluna da rede estadual, Alane é moradora do bairro Bom Parto e conta que o projeto foi fundamental para melhorar o seu desempenho no vestibular.


“As aulas do curso foram a minha salvação. Eu tive um salto absurdo na redação do Enem. Com outro cursinho, cheguei a 650 pontos, mas, com a ajuda da Lívia, eu alcancei 900 pontos. Evoluí também em Ciências Humanas graças às estratégias de redação que aprendemos. Ela [professora] foi um ‘achado’, o caminho para a aprovação. Por isso é que só tenho a agradecer pela oportunidade”, comentou Alane.


Outra que estudou com a professora Lívia foi Letícia Campos, que conseguiu 920 pontos na redação do Enem. Também ex-aluna da rede estadual, a jovem de 17 anos sonha com a aprovação no curso de Enfermagem. “O curso com a professora Lívia foi um divisor de águas porque eu tinha muita dificuldade com redação e já não acreditava que poderia tirar uma nota tão alta. O curso me direcionou de uma forma incrível, elevando minha autoconfiança. Foi importante para mim, e tenho certeza de que também será para os próximos alunos que alimentam o sonho de cursar o ensino superior”, afirmou Letícia.


Inscrições

O curso de redação é totalmente online e gratuito. Ele acontece quinzenalmente, sempre aos sábados, por meio da plataforma Google Meet. Com ele, os alunos da rede estadual ou jovens que já concluíram o ensino médio e desejam melhorar seu desempenho no Enem recebem um material em PDF, para os estudos em casa, e assistem às aulas sobre técnicas de redação. Há, ainda, momentos reservados para as correções, além das devolutivas personalizadas.


As inscrições para a turma deste ano já estão abertas e, desta vez, serão ofertadas 100 vagas, com início das aulas previsto para o dia 8 de abril. Vale salientar, porém, que o curso é destinado apenas a alunos e ex-alunos das escolas públicas. Os interessados devem se inscrever por meio do whatsapp (82) 99129-5911, informando sua identificação e histórico escolar.


*Sob Supervisão