11/01/2022 12:36 |

Professor Mentor: inscrições para o curso Projeto de Vida terminam nesta terça (11)

As atividades que serão realizadas pelo projeto começam neste mês de janeiro


Divulgação


Beatriz Rodrigues, sob supervisão

Com o objetivo de guiar e coordenar todas as atividades de pesquisas que devem ser idealizadas pelo projeto Professor Mentor, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove o curso Projeto de Vida, que capacita para esta que é uma das bases temáticas do programa. Para participar, os professores mentores devem se inscrever neste link. As inscrições terminam nesta terça-feira (11). O curso tem duração de um mês e deve ser feito por professores e coordenadores bolsistas.

Como explica a Gerente da Educação Básica, Fabiana Dias, o curso é rápido e traz reflexões importantes para o desempenho dos professores durante a execução do projeto: “A partir desse momento, os professores podem desenvolver e aprimorar as práticas pedagógicas para produzir uma pesquisa de qualidade, que impacte na vida de todos os envolvidos. Participar do curso é um dever de todos os envolvidos no programa Professor Mentor”, diz.

A ideia do programa é que, durante todo o ano letivo de 2022, o Professor Mentor aborde temáticas que desenvolvam conteúdos que incentivem a pesquisa no ambiente escolar. Para o Superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, as orientações, além de guiar, devem fazer parte da vida dos bolsistas. “É importante que todos que participam do Professor Mentor, alunos ou professores, fiquem cientes do calendário, pois eles devem se guiar e fazer o trabalho com o planejamento adequado, seguindo todos os eixos norteadores.” explica.



Em janeiro estão sendo desenvolvidas quatro atividades, todas elas voltadas para o Professor Mentor e para os Coordenadores Mentores, sendo a primeira a atualização das planilhas que contém as informações bancárias dos estudantes maiores de idade que vão receber a bolsa do Cartão Escola 10.  A segunda é o acompanhamento da participação dos estudantes na reposição do déficit de carga horária, a terceira é o registro das informações sobre a trajetória do estudante durante a pandemia. Já o último processo deste mês é a realização para o curso “Meu Projeto de Vida” que é obrigatório e tem início no dia 17 de janeiro.

Próximos meses

O calendário prevê atividades para todos os meses, com pelo menos um curso de preparação que são divididos em onze etapas. Sendo a de fevereiro, por exemplo, com o tema “Inova Escola: Quero inovar! Por onde começo?”. Todas as temáticas até o momento acontecerão online e terão curta duração de até no máximo 30 dias. 

O Programa

O Programa Professor Mentor, meu Projeto de Vida, tem como foco a Formação Integral do estudante, por meio do desenvolvimento da Pesquisa nos Eixos de Promoção do Protagonismo do Estudante e Qualidade Social da Educação. A iniciativa faz parte do conjunto de investimentos que a Seduc faz na educação de Alagoas e deve incentivar a pesquisa no ambiente escolar, combater os déficits de aprendizagem, reduzir o abandono e evasão escolar, além de envolver toda a comunidade escolar na construção do projeto de vida dos jovens. E para isso, cada turma contará neste ano letivo com um Professor Mentor e um aluno monitor.