02/01/2023 23:30 | Saúde

Primeiro bebê alagoano de 2023 nasceu no Hospital Regional do Alto Sertão

A pequena Natália veio ao mundo de parto normal, à 00h00 do domingo

Josenildo Törres / Ascom Sesau

O primeiro bebê alagoano de 2023 nasceu à 00h00 do domingo (1º), no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e localizado em Delmiro Gouveia. A pequena Natalia que veio ao mundo de parto normal, pesando 4.418 quilos e medindo 54 centímetros, passa bem, segundo a equipe médica que realizou o procedimento.

A família do bebê reside no Sítio Pedra Miúda, situado no município sertanejo de Mata Grande, distante 269 km de Maceió, seguindo o trajeto pela BR-316. A mãe da criança, Maria Simone dos Santos, é dona de casa e o pai agricultor. O casal sobrevive da lavoura de subsistência, por meio do cultivo de milho e feijão.

Mãe de outros três filhos, Maria Simone dos Santos disse estar emocionada e muito feliz com o nascimento da pequena Natália. "Já são quatro filhos, mas a minha emoção é como se fosse o primeiro. Cada filho é especial. Não vejo a hora de chegar em casa como a minha fofurinha", disse.

Segundo a diretora do HRAS, Zulmira Cordeiro, a equipe que realizou o parto adotou todas as medidas para que o procedimento ocorresse de forma humanizada. "Quando dona Simone chegou ao hospital foi acolhida por nossa equipe e passou a ser assistida para que tudo corresse bem. Graças à nossa equipe, não houve nenhuma intercorrência", salientou.

Ainda conforme Zulmira Cordeiro, desde março do ano passado, o HRAS vem realizando partos, sempre com foco na humanização. "Trabalhamos para possibilitar que as sertanejas tenham uma experiência que possam guardar por toda a vida. O parto é um momento único na vida de uma mulher e, com uma equipe multidisciplinar preparada e dedicada, estamos conseguindo fazer a diferença na vida das sertanejas", ressaltou a diretora do HRAS.

Histórico

O HRAS foi inaugurado no dia 21 de junho de 2021, recebendo investimentos da ordem de R$ 35 milhões, por meio de recursos do Tesouro Estadual. A princípio a unidade hospitalar atendia apenas pacientes acometidos pela Covid-19, disponibilizando 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 Clínicos.

Em 2022, o HRAS passou a ser porta de entrada para os casos de urgência e emergência, com a realização de procedimentos especiais invasivos e de emergência de Alta Complexidade. Para isso, a unidade conta com um Centro Cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para a realização de partos.