12/11/2022 19:24 | Educação

Primeira creche Cria é inaugurada em Pilar e mais duas serão construídas

Governador Paulo Dantas entregou, neste sábado (12), Centro Educacional Elisabete Macena dos Santos, que fica no Conjunto Imburi, zona rural do município


Centro Educacional Elisabete Macena dos Santos, que fica no Conjunto Imburi, zona rural do município

Thiago Sampaio


Marcelo Alves / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas deu início, neste sábado (12), ao projeto de universalização de vagas de creches no município do Pilar com a entrega da primeira unidade educacional voltada para crianças de 0 a 3 anos, no Conjunto Residencial Imburi. 


Além desse centro de educação da primeira infância, Paulo prometeu inaugurar mais dois na cidade, sendo que um destes equipamentos já está com 40% de suas obras concluídas e deverá ser entregue no começo do próximo ano. 


Segundo o governador, a creche Cria, que foi batizada de Centro Municipal de Educação Infantil Elisabete Macena dos Santos, e entregue na data em que se comemora o Dia do Diretor Escolar, faz parte ainda da iniciativa do Governo de Alagoas que pretende, por meio do Plano Estadual de Educação, matricular 50% das crianças de 0 a 3 anos do estado nestas unidades de ensino. A proposta é construir 200 creches até 2024, e, até o momento, já foram entregues 23.


“O Cria é o maior programa de construção de creche da história do estado. O projeto prevê a construção de 200 creches, onde serão abertas 40 mil vagas para acolher as crianças de 0 a 3 anos, bem como gerar 10 mil empregos. A ideia é contemplar todos os 102 municípios, a exemplo de Maceió, onde entregaremos três creches, duas no Benedito Bentes e uma na Grota do Cigano, e no Jacintinho, que está quase pronta”, garantiu Paulo Dantas.


O prefeito de Pilar, Renato Filho, parabenizou o Governo de Alagoas pela contribuição na educação das crianças do município. “Educação é a base do Governo do Estado e de Pilar. Inaugurar uma creche significa investir no futuro das crianças. Estamos muito gratos por essa creche para nossas crianças e dar oportunidades de vidas”, reconheceu Renato Filho. 


Além de agradecer pela entrega da creche que classificou como uma importante ferramenta para cuidar da primeira infância, a deputada estadual Fátima Canuto destacou outras ações que o governo estadual tem desenvolvido em Pilar. 


“Além da creche que está sendo entregue e logo mais uma outra, Pilar foi a primeira cidade do Estado a ganhar do Governo de Alagoas uma praça do Cria. Além disso, a cidade também tem 2,1 mil crianças beneficiadas com o cartão Cria. 


ELISABETE MACEDO

A professora Elisabete Filha, filha de Elisabete Elisabete Macena dos Santos, que dá nome a creche Cria, agradeceu a homenagem prestada a mãe dela.


“Quero agradecer a homenagem feita a minha mãe que é filha natural de Pilar e dedicou toda a sua vida a cuidar das pessoas mais necessitadas desta cidade e da Usina Terra Nova, onde trabalhou por 42 anos. Se ela estivesse viva agora, estaria muito lisonjeada e emocionada”, disse.


ENTREGA

A entrega da creche foi marcada pela apresentação cultural de crianças atendidas pelo Cria. Os pequenos apresentaram o bumba meu boi e pastoril, além de apresentarem cartazes e agradecimentos. 


Estiveram presentes ainda na solenidade a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; a vice-prefeita de Pilar, Ivanilda Rodrigues; os vereadores por Pilar, Rafael Lages, Dijaci Maia e Henrique Pinheiro, Nena do Léo, Marquinhos Cachoeira, professor Luiz Carlos Omena, e Biu Barros; o secretário municipal de Pilar, Clevinho Cavalcante, e o secretário de governo, Paulo Santos.