10/12/2021 09:04 | Covid-19SaúdeDireitos Humanos

Prêmio Alagoas de Direitos Humanos: Governador reconhece o trabalho da Saúde no combate à Covid-19


Felipe Brasil


Pollyana dos Anjos

Alagoas foi e é referência no combate à pandemia pela realização de investimentos efetivos, protocolos sanitários, avanço na vacinação e por contar com profissionais atuantes e comprometidos na linha de frente. Personalidades envolvidas nesta cadeia em prol da saúde pública foram homenageadas na 3ª edição do prêmio Alagoas de Direitos Humanos, que aconteceu nesta quinta-feira (9), no Jatiúca Hotel & Resort, e contou com a participação do governador de Alagoas interino, Klever Loureiro.

O governador em exercício falou da importância do evento. “Aqui, as nossas lideranças políticas, estão sendo homenageadas pela garantia dos Direitos Humanos. Essa homenagem é um reconhecimento que mostra que Alagoas está no caminho certo, no Norte, do que se busca para um estado democrático de direito”, afirmou Klever.

Segundo ele, o momento em que aconteceu o Prêmio Alagoas de Direitos Humanos, que ocorreu na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 73 anos,  foi um reconhecimento de  todos os que fizeram por merecer. “Um reconhecimento digno de quem os indicou e da própria sociedade”, afirmou, reconhecendo também o trabalho da saúde em Alagoas, qualidade dos equipamentos que oferecem assistência à saúde do alagoano e o compromisso do corpo técnico na prestação de serviço.

Dentre os alagoanos que se destacaram nas premiações relacionadas à pandemia estão o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o senador por Alagoas, Renan Calheiros. 




Alexandre, no cenário estadual, foi a personalidade destaque eleita para o prêmio por realizar um trabalho de excelência e não deixar o sistema público de saúde colapsar no pico da pandemia. 

“Gostaria de dividir esse prêmio com vocês, vocês que me acompanham já algum tempo. Eu assumo a responsabilidade do ônus e do bônus, quando a gente ganha ou vence, a vitória é de todos, se alguma coisa der errado – e nós somos feitos de vitórias e derrotas, de ganhos e perdas – eu sempre disse a vocês que pudessem confiar, que eu assumira a responsabilidade e ia defender a saúde pública de Alagoas”, disse, reconhecendo ainda o desafio de liderar todo o enfrentamento à pandemia como autoridade sanitária estadual, o comprometimento da equipe da linha de frente e que, se fosse preciso, faria tudo novamente.

Ayres relembrou que os novos hospitais construídos pelo Governo de Alagoas foram essenciais para salvar vidas durante a pandemia e não permitir que o sistema colapsasse. “Hoje Alagoas está dotada de estrutura hospitalar e assistencial para salvar vidas. Salvamos mais de 15 mil vidas de pessoas que foram internadas em nossos leitos hospitalares”, contou o secretário que assegurou o princípio da igualdade no tratamento dado ao povo alagoano.

Já o senador Renan foi homenageado com o prêmio Guerreiro dos Direitos Humanos – categoria principal - por denunciar, enquanto relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), as irregularidades cometidas na gestão da pandemia no país. A CPI foi encerrada com 80 pedidos de indiciamento.




Renan, em seu discurso, falou do papel da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “A CPI contribuiu para neutralizar a tentativa macabra do negacionismo governamental. A Comissão foi um santuário da ciência, do conhecimento e uma antítese diária ao obscurantismo negacionista e sepulcral”, assegurou. 

O relator afirmou que mentiras não constroem nações e explicou suas escolhas como líder da CPI. “Entre a ciência e a crença, fico sempre com a ciência. Entre a vida e a morte, a vida eternamente. Entre o conhecimento e o obscurantismo, óbvio que escolho o primeiro. Entre a luz e as trevas, a luminosidade. Entre a civilização e a barbárie, fico com a civilidade, e entre a verdade e a mentira, lógico que a verdade sempre”, garantiu o senador.

Além das premiações, o evento também elegeu menções honrosas para várias personalidades atuantes nos Direitos Humanos. Os servidores da saúde do Estado foram homenageados pelo trabalho que fizeram e continuam exercendo cuidando da vida do alagoano.