05/12/2022 17:07 | Desenvolvimento Econômico

Premiação elege melhores Ações Inovadoras para o Estado de Alagoas

21 criações finalistas foram avaliadas por jurados de instituições brasileiras e internacionais


O concurso Ações Inovadoras foi realizado na sede do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá

Ascom Seplag


Ascom Seplag

Nesta segunda-feira, (5), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) premiou servidores que desenvolveram e apresentaram as melhores ideias ou projetos pensados com o objetivo de gerar inovação e transformação no funcionalismo público do Estado. A solenidade de premiação do concurso Ações Inovadoras foi realizada na sede do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá.

 

"Nosso objetivo é estudar a viabilidade para colocar em prática essas ideias e gerar melhorias para Alagoas. Contamos com a avaliação dos especialistas de renome, para a gente poder utilizar os casos premiados em políticas públicas para o Estado", destacou a secretária da Seplag-AL, Renata dos Santos.

 

Os jurados tiveram que avaliar 21 criações finalistas. A banca organizadora foi composta por nomes de peso representados pela Brazillab, Banco BID, Sebrae, Microsofit, Fundação Dom Cabral, Centro de Liderança Pública (CLP) e Empresa Gringo.

 

"A expectativa do prêmio foi muito grande para nós sabermos quais ideias e ferramentas mais inovadoras vamos poder trazer para o Governo do Estado", disse o secretário de Planejamento e Orçamento, Gabriel Albino.

 

"Fiquei muito feliz em ter visto tantos servidores engajados na apresentação dos projetos, trazendo diversas e importantes soluções para o Estado e, consequentemente, para a população alagoana", destacou a secretária de Gestão e Patrimônio, Vivianne Tenório.


Os candidatos tiveram que expor as criações seguindo o modelo Pitch - apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio que conta com uma narrativa efetiva e direta, para conquistar clientes e investidores.


O primeiro lugar ganhou uma viagem internacional para fazer uma visita técnica a locais que priorizam trabalhos inovadores. O segundo ficou com uma viagem nacional para visitar também locais que prezam por ações de inovação. e o terceiro lugar foi contemplado por um curso de capacitação.


Confira abaixo os grandes vencedores conforme as categorias.

Categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor:

1º lugar: Plataforma Educ@Sesau, sob responsabilidade de Patrícia de Cássia da Silva Bezerra, da Secretaria de Estado da Saúde.

2º lugar: Capacitação dos Agentes de Segurança Pública pelo Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher e Gênero, sob responsabilidade de Márcia Danielli Silva de Assunção, da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

3º lugar: Conexão Qualidade, sob responsabilidade de Gabriela Leal Messias Oliveira, do Alagoas Previdência.


Categoria Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital:

1º lugar: Plataforma Digital - Galeria Alagoas Feita à Mão, sob responsabilidade de Daniela Chaves de Vasconcelos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

2º lugar: RPA, Robotic process automation (automação de processos robóticos) - Programa Vem que dá Tempo, sob responsabilidade de Kerchenn Elteque de Oliveira Pereira, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio

3º lugar: Economiza Alagoas, sob responsabilidade de Eduardo Calheiros Barbosa, da Secretaria de Estado da Fazenda


Categoria Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas

1º lugar: Cartão Escola 10

2º lugar: OxeTech, sob responsabilidade de Pedro Ivo Moraes de Souza, em colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

3º lugar: NISE - Atendimento Virtual Integrado da Sefaz, sob responsabilidade de Jaime Roberto Campo Vieira dos Santos, da Secretaria de Estado da Fazenda.