13/01/2023 19:40 | Institucional

"Precisamos sempre defender o fortalecimento da democracia", destaca Paulo Dantas na posse do presidente do TRE

Desembargador Washington Luiz comanda a Justiça Eleitoral de Alagoas no biênio 2023/2024

Felipe Brasil

Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas ressaltou a necessidade da defesa e do fortalecimento da democracia durante a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, nesta sexta-feira (13). O desembargador Otávio Leão Praxedes deixou a presidência e assumiu o cargo de vice-presidente. Os magistrados foram escolhidos como os novos dirigentes para o biênio 2023/2024. A cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça e contou com centenas de autoridades.

Paulo afirmou que o governo está à disposição do TRE para que juntos possam fortalecer e garantir a democracia. “O desembargador Washington tem uma vasta experiência e tenho certeza que à frente deste importante Tribunal fará um excelente trabalho. Tenho certeza que esta será uma gestão com muita tranquilidade e serenidade. Parabenizo e desejo muito êxito para ele nesta missão”, pontuou o governador.

Antes de ser empossado, o desembargador concedeu entrevista enaltecendo o papel da Justiça Eleitoral, especialmente no enfrentamento das fake news e na defesa da credibilidade das urnas eletrônicas. Washington Luiz falou da expectativa de assumir o tribunal e das ações que pretende implantar. “A justiça eleitoral é reconhecida pela justiça da democracia. Então para que a democracia impere, para que o exercício do voto seja respeitado é necessário que se adote medidas de cautela”.

“É mais um desafio que vou assumir. Sou um homem calejado, tanto que hoje sou decano do tribunal. Tenho 25 anos só como desembargador. Já fui promotor, vereador, deputado, enfim estou como se diz no jargão popular rodado na vida pública. Dentre as ações que pretendo implantar, uma das principais é a aproximação da justiça eleitoral com a sociedade, incentivando a participação das mulheres, a participação das minorias e fazendo com que a cidadania possa ser exercida”, analisou.

Também estiveram presentes nesta solenidade o vice-governador Ronaldo Lessa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor; o senador Renan Calheiros; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, deputados, prefeitos, vereadores, secretários do Governo, entre outras autoridades.