22/11/2022 10:57 | Agricultura

Prazo para vacinação contra a aftosa encerra dia 30

Período para a declaração, nos escritórios da Adeal, segue até 15 de dezembro


Etapa da vacinação é restrita para bovídeos até dois anos de vida

Dorgival Júnior


Dorgival Junior / Ascom Adeal

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa aos criadores de bovinos e bubalinos que será encerrada, na próxima semana, dia 30 de novembro, a segunda etapa de 2022 da campanha de vacinação contra a febre aftosa.


A meta é vacinar 100% do rebanho alagoano com idade de zero a dois anos de vida. Neste cenário, a Adeal informa que deverá ser imunizado um rebanho estimado em pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos.

 

A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

 

Apesar de o prazo para a vacinação se encerrar no dia 30 de novembro, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração obrigatória nos escritórios da Adeal. Com o documento, ele comprova oficialmente que os animais foram devidamente vacinados.

 

No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.