28/12/2021 12:48 | ServiçosEducação

Projeto Pontapé democratiza acesso a vagas de estágio no serviço público alagoano

Segundo edital oferece 1 200 vagas para atuação na Secretaria de Educação

Minne Santos

Letícia Pascoalino

Oportunidade, aprendizado, crescimento profissional e inclusão são os principais pontos fortes do programa de estágio do Governo Estadual, o Pontapé.

Com uma oferta de 1 200 vagas, o segundo edital do programa está aberto e selecionará universitários das áreas de administração, ciências contábeis, direito, educação física e nutrição para atuar em unidades escolares da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Desenvolvido por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a iniciativa democratizou o acesso de estudantes que sonhavam em ter a oportunidade de estagiar em órgãos e secretarias do Executivo. É o caso da estudante de jornalismo, Joyce Andréa. Ela cursa o sétimo período na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta que há muito tempo buscava a chance de estagiar em uma assessoria.

Joyce Andréa (esquerda) está realizando um desejo antigo de estagiar em uma assessoria de comunicação do poder público (Foto: Ascom/Seduc)

“Eu sempre quis ter a experiência de estagiar em uma assessoria de comunicação (Ascom) e consegui através do Pontapé. Trabalhar na Ascom da Seduc está sendo uma oportunidade incrível e hoje eu me sinto completamente realizada, pois faço parte de uma equipe competente, de profissionais dispostos a me ensinar e que me propõe sempre novos desafios. Tenho aprendido na prática sobre o serviço público e a comunicação institucional e isso me ajuda a enxergar novas possibilidades para a minha carreira”, destacou.

“Além de tudo, hoje trabalho com Educação. Faço questão de dizer que vim de uma escola pública estadual e fazer parte de tudo isso, ajudando no desenvolvimento da Rede Estadual de Ensino é um enorme prazer”, completou Joyce.

Com foco na universalização das vagas, o Pontapé prevê que cada processo seletivo oferte, além das vagas para ampla concorrência, oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral.

Lucas Pereira é estagiário de direito na Superintendência de Apoio a Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também foi selecionado pelo último edital do programa. Natural de Piranhas, ele conta que a bolsa de um salário mínimo é um incentivo para continuar o curso. “Cheguei a Maceió em busca de oportunidades e essa bolsa me ajuda bastante porque é o que me mantém aqui em Maceió e o que me dá ferramentas para concluir meu curso na faculdade”, disse.

(Foto: Ascom/Secult)

“Já tive a experiência de estagiar no setor privado e agora estou tendo esta oportunidade no setor público. Está sendo um grande aprendizado. Passei a enxergar o serviço público com outros olhos. É muito bom aprender sobre como as coisas funcionam na administração pública, os projetos da secretaria, ver que, realmente, o fomento chega até as pessoas e que há um trabalho árduo por trás disso”, pontuou.

Para a coordenadora do Programa, Rose Damas, o Pontapé não é só um programa de estágio é uma forma de transformar vidas. “É o Pontapé cumprindo a sua missão. Ao longo dos meses, o programa mostrou toda a sua potência como meio de transformação na vida dos jovens universitários e isso a gente percebe pelos relatos. Isso é para nós, que trabalhamos para fazer o programa crescer, motivo de muito orgulho e também um incentivo para trabalharmos mais e mais”, destacou.

A iniciativa já conta com mais de 20 instituições de ensino cadastradas e é válida para graduações presenciais ou a distância. Poderão participar do processo seletivo, os estudantes que estejam devidamente matriculados e cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.

CAPACITAÇÃO

Além da experiência de estagiar no serviço público alagoano, receber um salário mínimo e auxílio transporte, os selecionados pelo Pontapé recebem capacitação. Com aulas que vão desde marketing pessoal até ética e direitos humanos aplicados à gestão pública e introdução à administração pública, as aulas têm o objetivo de estimular a integração, fomentar a troca de conhecimentos sobre a gestão pública e capacitá-los para o início da jornada de trabalho nos órgãos estaduais.

A oficial da Polícia Militar Joyce Oliveira faz parte do time que capacita os novos estagiários. Com formação em direito público, ela ministra a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade e considera este momento essencial para o desenvolvimento dos estudantes no serviço público. “Esta capacitação antes de iniciar o estágio é extremamente importante porque o serviço público é diferente da iniciativa privada, tem as suas especificidades. Temos, por exemplo, um sistema eletrônico de processos – o SEI, que é próprio do serviço público, mas que o estagiário precisa ter essa noção para uma boa atuação. Mesmo tendo a supervisão do coordenador do setor, esta noção é importante para que eles possam desempenhar suas atribuições com excelência. É preciso preparar este estudante”, enfatizou.

Para saber mais sobre o projeto, acesse pontape.al.gov.br.