30/03/2023 17:59 | Segurança

Policiais penais participam de curso sobre preservação de local de crime

Curso orienta sobre procedimentos que devem ser adotados na ocorrência de algum tipo de delito dentro de uma unidade prisional


Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

 A Escola de Administração Penitenciária (EAP) da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou, nesta quarta-feira (29), a 2ª edição do curso de Isolamento e Preservação de local de crime. A formação busca passar aos policiais penais quais os procedimentos devem ser adotados na ocorrência de algum tipo de delito contra a vida, dentro de uma unidade prisional.


O policial penal e supervisor educacional da EAP, Alexmar Farias, falou sobre a importância dos conhecimentos adquiridos para a rotina dos policiais penais. “Este curso é importantíssimo para que os policiais penais que atuam dentro das unidades prisionais, saibam quais os procedimentos corretos que eles devem adotar na ocorrência de algum crime dentro da unidade prisional”, frisou o supervisor.


O curso é composto por 20 horas-aula, dividido entre teoria e atividades práticas, com a realização de simulação dentro da unidade prisional. O instrutor do curso e perito criminal, Gerard Deokaran, explicou quais os ensinamentos que foram repassados durante as aulas.


“O curso visa preparar o profissional para que ele consiga fazer o devido isolamento da área do crime, de forma que seja preservado o local de forma eficiente e ágil, facilitando, desta forma, o trabalho de perícia e investigação”, enfatizou o perito criminal.


Gerard também citou alguns pontos que estão sendo ensinados durante o treinamento, entre eles, como realizar o isolamento, a preservação e a idoneidade dos vestígios em uma cena de crime; para que todos estejam  preparados para realizar o reconhecimento de tais vestígios, fazendo o correto isolamento da área até a chegada da perícia criminal, colaborando, desta forma, para a investigação.