Policiais penais participam da 6ª edição do curso de Nivelamento Operacional
Noppen busca aperfeiçoar os conhecimentos da polícia penal sobre intervenção prisional
Nivelamento tem como público-alvo os profissionais que atuam nos grupamentos que compõem o Comando de Operações Penitenciárias
Ascom Seris
Janaina Marques / Ascom Seris
A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta segunda-feira (27), a abertura da 6ª edição do Nivelamento Operacional da Polícia Penal (Nopen). A nova edição conta com atividades teóricas e práticas, buscando aprimorar as ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no sistema prisional alagoano.
Durante o curso, os participantes irão aperfeiçoar seus conhecimentos sobre intervenção prisional, por meio de aulas práticas e teóricas sobre o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamentos, direitos humanos e todas as competências necessárias para a formação de um interventor prisional. A formação já está em sua 6ª edição e, desde a 3ª, é realizada por instrutores que fazem parte da polícia penal.
O policial penal e secretário executivo de gestão penitenciária, Milton Pereira, parabenizou a todos os envolvidos na realização da formação. Ele também falou sobre a importância do treinamento para a polícia penal alagoana.
“Este momento é a concretização de um sonho que começou em 2017, quando nós visualizamos a necessidade urgente de capacitar os nossos policiais penais. Naquele ano, graças ao empenho e parcerias firmadas, conseguimos realizar a primeira edição do evento. Hoje, eu tenho a honra e o orgulho de presenciar a realização de mais uma formação totalmente elaborada e executada por policiais penais”, ressaltou o secretário executivo.
O nivelamento tem como público-alvo os profissionais que atuam nos grupamentos que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (COP). São 72 horas, quantidade superior à edição anterior, com 50 horas.
Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a polícia penal já se tornou uma corporação consolidada na área de segurança pública em Alagoas.
“A polícia penal prova cada vez mais ser uma instituição consolidada e autossuficiente, uma prova disso é este momento de hoje. Porém, mais do que subir, é necessário permanecer no topo, e é isso que buscamos, garantir todos os instrumentos necessários para que a polícia penal continue fortalecida e atuante”, concluiu o secretário.
Durante o evento também foi assinado pelos secretários o documento que cria as funções do Grupamento de Segurança Orgânica do sistema prisional alagoano.
Editorias
Acervo do Zé RonaldoAcervos especiais
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria