31/03/2023 12:05 | Segurança

Policiais penais concluem a 6ª edição do Nivelamento Operacional

Evento marca o encerramento de mais um aperfeiçoamento voltado para intervenção prisional em Alagoas


Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos sobre intervenção prisional

Ascom Seris


Janaina Marques

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), encerra a 6ª edição do Nivelamento Operacional da Polícia Penal (Nopen).  

Foram sete dias de treinamento com atividades teóricas e práticas, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no sistema prisional alagoano. A cerimônia de encerramento ocorre neste sábado (1), no auditório da Gesau, situado no complexo prisional, em Maceió. Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos sobre intervenção prisional, por meio de aulas práticas e teóricas sobre o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamentos, direitos humanos e todas as competências necessárias para a formação de um interventor prisional. A formação foi ministrada, totalmente, por instrutores que fazem parte da polícia penal.



O nivelamento teve como público-alvo os profissionais que atuam nos grupamentos que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (COP). Foram 72 horas de atividades voltadas para preparar o policial penal em situações de  intervenção prisional, como  em situações de emergência e contenção de qualquer tipo de ameaça à segurança das instituições prisionais.

Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a polícia penal é uma corporação consolidada na área de segurança pública em Alagoas. “A polícia penal prova cada vez mais ser uma instituição consolidada e autossuficiente, uma prova disso é a capacidade de atuação eficiente em qualquer tipo de situação que envolva a garantia da segurança da população. Por isso que representamos a pasta, buscamos sempre garantir a todos os instrumentos necessários para que a polícia penal continue fortalecida e atuante”, concluiu o secretário. O encerramento da formação ocorre neste sábado, a partir das 17h, no auditório da gerência de saúde, situado no sistema prisional, em Maceió.