26/05/2023 13:10 | Segurança

Polícia Científica faz coleta de material genético para identificação de pessoas desaparecidas

Coleta está sendo feita durante a segunda edição do Governo Trabalhando em Arapiraca até às 12 horas deste sábado

O DNA dos familiares de desaparecidos consiste no colhimento de saliva, com uso de cotonetes

Ascom Polícia Científica

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A Polícia Científica está realizando a coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas, durante a segunda edição do Programa Governo Trabalhando, no município de Arapiraca. Os interessados podem se dirigir ao estande da Polícia Científica, na Arena de Serviços instalada na Rua Antônio Marroquim, no bairro Baixão, até às 17 horas desta sexta-feira (26), e no sábado das 8 às 13 horas.

De acordo com o perito João Gardino dos Santos, a coleta do material genético é feita somente em pessoas que tenham familiares desaparecidos, preferencialmente pai ou mãe, filhos e irmãos. “Para fazer a coleta, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) do desaparecimento do familiar. Caso não tenha o BO, ele pode ser feito no estande da Polícia Civil, que também está funcionando na Arena de Serviços do Governo Trabalhado em Arapiraca”, explicou Gardino.

O DNA dos familiares de desaparecidos consiste no colhimento de saliva,  com uso de cotonetes,  que após analisado é  inserido no Banco de Dados de Material Genético.  “Esse banco de dados agiliza a identificação de pessoas desaparecidas, inclusive  de cadáveres que se encontram no Instituto Médico Legal (IML)”, explicou Gardino.