31/03/2023 10:06 | Segurança

Polícia Científica entrega laudo de reprodução simulada do caso Danilo Fernando

Documento foi elaborado por equipe de sete peritos criminais e mobilizou as Polícias Civi, Militar e SMTT de Arapiraca


Durante mais de cinco horas, peritos reproduziram as versões dos quatro policiais militares que estavam na viatura da PM fazendo abordagens em um trecho da rodovia

Ascom


Aarão José - Polcal

Um documento robusto com 58 páginas. Esse foi o resultado da reprodução simulada realizada pelo Instituto de Criminalística da Polícia Científica de Alagoas no caso da morte do adolescente Danilo Fernando da Silva, em Arapiraca. O laudo foi concluído e inserido no sistema forensis e se encontra disponível para análise da Delegacia de Homicídios de Arapiraca, responsável pelo inquérito policial.

 

A elaboração do laudo foi fruto de um grande trabalho realizado no último dia 14 de fevereiro por uma equipe formada por sete peritos criminais e que mobilizou toda uma rede de apoio da Polícias Civil, Militar e da SMTT de Arapiraca. O exame técnico-pericial buscou verificar as versões apresentadas pelos policiais militares envolvidos na ocorrência e de responder questionamentos da Polícia Civil sobre o fato, que resultou na morte do adolescente de 17 anos.


 

Durante mais de cinco horas, os peritos reproduziram as versões dos quatro policiais militares que estavam na viatura da PM fazendo abordagens em um trecho da rodovia AL-15, quando foi iniciada a perseguição a Danilo, que estava em uma motocicleta. A equipe percorreu uma estrada vicinal, até o loteamento onde o estudante foi alvo de um tiro, um terreno nas proximidades da Chácara conhecida como Forró das Velhas, na zona rural de Arapiraca.

 

Documento

 

De acordo com o perito criminal José Adriano Rocha de Sá Filho, que coordenou os trabalhos, o laudo foi assinado por ele e pelos peritos Carlos Robério Vasconcelos Cerqueira, Jeiely Gomes Ferreira e José Veras de Oliveira Neto Silva. O documento contém 86 (oitenta e seis) ilustrações e todas as declarações prestadas à equipe pericial durante a Reprodução Simulada foram gravadas em áudio e arquivadas em mídia DVD que se encontra custodiada no Instituto de Criminalística.

 

Adriano Rocha explicou que durante a reprodução simulada, os peritos responderam 10 quesitos solicitados sobre a distância do tiro e trajetória do projétil, sobre o trajeto e posição da vítima quando esse a atingiu e sobre a hipótese de porte e empunhadura da arma pela vítima. Os peritos ainda analisaram o exame de balística e o resultado do laudo cadavérico do IML de Arapiraca que constam as lesões da vítima.

 

“Na reprodução, buscamos responder questionamentos, como o fato de a vítima ser destra, mas teria atirado com a mão esquerda. Analisamos se daria para um militar visualizar um volume no lado esquerdo da cintura da vítima, que foi um dos motivos para iniciar a perseguição. Também avaliamos o local que os policiais afirmaram ter atirado de dentro da viatura e se possibilitava um trajetória compatível com o deslocamento do projétil no corpo do adolescente”, explicou o perito criminal.

 

Todas essas e outras respostas dos quesitos solicitados pela PC foram descritas no laudo, mas a Polícia Científica não irá divulgar os resultados para não atrapalhar as investigações. A conclusão da reprodução simulada será analisada agora pela equipe da DHA.