12/02/2023 09:53 | Segurança

PM apreende 8 armas de fogo em menos de 24 horas

Policiais também desmantelaram esquemas de tráfico de drogas

Fernanda Calheiros

Em ações distintas equipes da Polícia Militar retiraram em menos de 24h um total de oito armas de fogo de circulação. Além disso, os policiais também desmantelaram  esquemas organizados por traficantes. Confira a seguir um resumo dessas ocorrências.

Crimes ambientais

Coibir crimes ambientais, fiscalizar e educar também faz parte da missão da PM por meio de seu Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).  E foi durante uma no município de Girau do Ponciano, que militares apreenderam quatro armas de fogo. O fato ocorreu na sexta-feira (10), a partir de denúncia anônima. Informações indicavam possível prática de caça irregular e de cativeiro de aves silvestres.

Quatro espingardas foram apreendidas, sendo duas calibre 36, outra calibre 28 e uma última arma calibre 32. Munições deflagradas, alguns apetrechos de caça além de chumbos, pólvora, mochilas e roupas também foram recolhidos. Também foram apreendidos dois exemplares do pássaro silvestre popularmente conhecido como “Bigode”.  Os infratores foram conduzidos até a Central de Flagrantes de Arapiraca para realização dos procedimentos cabíveis

Droga apreendida na Santa Lúcia

Na sexta-feira (10), as equipes da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar apreenderam: mais de 2 quilos de cocaína e quase a mesma quantidade de maconha; 16 comprimidos de tranquilizantes (com efeito entorpecente); duas balanças de precisão; três celulares; uma carteira; um relógio e dois automóveis. Os envolvidos, ambos do sexo masculino (um com 28 anos de idade e outro com 31) foram presos e conduzidos, junto com o material, à Central de Flagrantes. Eles foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O flagrante se deu durante patrulhamento de rotina no bairro Santa Lúcia. Militares suspeitaram de um carro parado e com os vidros abertos. No banco traseiro havia uma embalagem contendo uma quantidade de entorpecente. O primeiro indivíduo se apresentou como proprietário do veículo, disse que havia recebido a quantia de R$500 para realizar a entrega da droga e teria estacionado enquanto aguardava a confirmação do endereço de destino.

Ele indicou ainda um segundo carro envolvido com a entrega que estaria nas proximidades. Com base nas informações, foi feita uma nova abordagem. No segundo carro havia cocaína e uma balança de precisão pequena. O restante do material estava nas residências dos envolvidos.

Prisão e uma arma apreendida no Sertão

Policiais do 9º BPM detiveram um homem de 34 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo na sexta-feira (10), na Zona Rural de Mata Grande. Uma espingarda calibre 32 com 12 munições foi apreendida na ação.

Durante rondas pela BR-316, foi realizada abordagem a um indivíduo a bordo de uma motocicleta. Ele carregava a arma escondida em um bornal. Diante da constatação do ilícito, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Santana do Ipanema, onde foi apresentado e permanece à disposição da Justiça.

Litoral Norte e mais uma arma de fogo retirada de circulação

Um caso envolvendo porte ilegal de arma de fogo e de munição foi flagrado na localidade conhecida como Peroba, no município de Maragogi durante a tarde de sexta. Militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

Policiais da Rocam (motocicletas) e uma guarnição do Programa Força Tarefa realizavam patrulhamento quando foram informadas por populares que um indivíduo estaria armado nas proximidades do chamado Ponto das Vans. Um homem com as características indicadas foi localizado. Ao notar a aproximação da polícia, o suspeito apresentou nervosismo enquanto ajeitava algo que levava na cintura.

Foi feita a abordagem, com verbalização seguida de busca pessoal e constatado que o homem portava a arma de fogo. Diante dos fatos, autor e material ilícito foram conduzidos à delegacia em Matriz de Camaragibe.

Mais drogas e dois revólveres apreendidos

Dois revólveres calibre 38 com 16 munições intactas, além de uma balança de precisão; 246 gramas de substância análoga à maconha; um automóvel; três celulares; dois relógios foram apreendidos no município de Viçosa por militares da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).

Participaram da ação, integrantes das equipes do Pelopes e do Serviço de Inteligência da Companhia, além de membros da 2ª Seção do Estado Maior Geral da PM. A partir de informações levantadas pelo setor de Inteligência, militares buscavam um veículo de cor prata. O automóvel estava sendo usado em assaltos na região do Vale do Paraíba e teria sido visto em Viçosa.

O carro e seus ocupantes foram visualizados e abordados. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas o armamento estava no interior do veículo (sob um dos bancos e em um compartimento. Havia ainda uma sacola escondida debaixo do estepe contendo maconha e uma balança de precisão.

Diante da voz de prisão, os envolvidos resistiram à ação policial, sendo necessário o emprego de algemas na condução (para resguardar a segurança dos autores, da guarnição e de terceiros). O caso foi encaminhado à Delegacia em União dos Palmares.