17/02/2022 12:40 | Assistência SocialDireitos Humanos

Pilar recebe a primeira Praça CRIA de Alagoas

Espaço tem brinquedos inspirados na cultura e paisagens de Alagoas


Felipe Brasil


Iara Malta e Marília Carvalho

O Governo de Alagoas, através do programa CRIA - Criança Alagoana - inaugurou, nessa quarta-feira (16), na cidade de Pilar, a primeira Praça CRIA. O espaço de lazer foi construído em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e tem como diferencial os brinquedos inspirados na cultura e nas paisagens do Estado, além de um anfiteatro para realização de apresentações infantis.  

Para a construção do empreendimento foram investidos, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, R$ 689.791,27, com doação do terreno pela prefeitura de Pilar. A praça tem 723,276 m² e é ocupada por brinquedos, com áreas de convivência e ambientes onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.

O grande diferencial da Praça CRIA é a coleção de brinquedos, que foram projetados usando como referência o folclore e a história alagoana. As instalações têm formato de canoa, redes, canavial, corais, chapéu de Guerreiro e até da Serra da Barriga, criando um ambiente onde as crianças brincam e interagem com elementos da cultura e naturais de Alagoas.




O projeto foi concebido com o propósito de integrar diversão com aprendizado, despertando a curiosidade dos pequenos alagoanos para os valores da terra, suas origens históricas e culturais. “Queremos que nossas crianças aprendam a importância da Serra da Barriga, o valor das nossos bordados e o que simboliza o chapéu de guerreiro”, disse a coordenadora intersetorial do CRIA, Renata Calheiros.

“Entregamos um ambiente acolhedor para a criança ser criança, brincar e possibilitar o envolvimento da família. O CRIA tem como eixos principais os cuidados com saúde, assistência e educação, mas a ludicidade e o lazer, são diretrizes que também precisamos investir na primeira infância”, afirmou Renata.

A também primeira-dama, Renata Calheiros, destacou o incentivo do governador Renan Filho para concretizar todas as ações propostas pelo Programa CRIA nos últimos anos, e o apoio dos municípios alagoanos. “A cidade de Pilar fez parte do projeto piloto da primeira infância em Alagoas, desde 2018, e desde então tem voltado seu olhar para suas gestantes e crianças”, afirmou Renata Calheiros.




De acordo com a Seinfra, no próximo dia 15, começará a licitação de mais 20 praças em diversos municípios alagoanos com o investimento de mais de 20 milhões. Os projetos disponíveis são adaptados a qualquer local e mantêm o padrão de segurança, com piso de absorção de impacto, mureta de controle de trânsito das crianças, acessibilidade e paisagismo.