16/03/2023 10:31 | Infraestrutura

ABASTECIMENTO

Piaçabuçu ganha nesta quinta-feira (16) novo sistema que reforça abastecimento de água

Nova captação, adutora e reservatórios foram construídos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e serão operados pela Casal


Estrutura será entregue nesta quinta-feira (16) e é formada por uma nova captação de água bruta no Rio São Francisco

Diego Barros/Ascom


Diego Barros/ Casal

Será inaugurado nesta quinta-feira (16), em Piaçabuçu, um novo sistema de abastecimento de água para reforçar o atendimento à população da cidade. Construído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), em parceria com a Agência Peixe Vivo, com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões, o sistema será repassado para operação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo processo abastecimento de água no município.

A estrutura que será entregue nesta quinta é formada por uma nova captação de água bruta no Rio São Francisco, no povoado Penedinho, por meio de duas bombas flutuantes com capacidade de aduzir até 150 mil litros de água por hora; uma nova adutora com 8,9 quilômetros de extensão e 250 milímetros de diâmetro em ferro fundido; e três novos reservatórios apoiados em formato cilíndrico, de ligas metálicas de alto desempenho, que foram instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casal.

Os três reservatórios acumulam juntos 825 mil litros de água bruta, os quais são disponibilizados para tratamento na ETA, que faz o processo por meio de filtração.


No local já existem dois reservatórios de água tratada, sendo um com capacidade para armazenar 250 mil litros e outro para 100 mil litros de água. A capacidade da ETA é de tratar até 140 mil litros de água por hora.

Em toda a cidade de Piaçabuçu, a água tratada pela Casal beneficia cerca de 10.800 moradores, os quais são atendidos pela empresa Águas do Sertão, responsável por receber e distribuir a água tratada pela Companhia.