30/06/2022 12:25 | Educação

Perseverança e apoio de professores ajudam estudantes com deficiência a conquistarem vaga na Ufal

Oriundos da rede estadual, Evilyn Vitória e Eduardo Ramon foram aprovados em Letras e Ciências Econômicas


Deficiente visual e cadeirante, Evilyn Vitória conquistou vaga em Letras na Ufal, com ajuda de professores da Escola Estadual Benedita de Castro Lima, no Clima Bom

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

“Você pode alcançar o que quiser, o seu esforço vale a pena. A força de vontade é maior do que qualquer obstáculo”. As palavras de Evilyn Vitória Chagas mostram não só a determinação de uma jovem que sabe o que quer, mas, também, a força de quem, diariamente, vence muitos obstáculos. Aluna da rede estadual de ensino, a garota é deficiente visual e cadeirante e foi aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conquistando uma vaga na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Evilyn e de seu colega Eduardo Ramon dos Santos são dois jovens focados, que tinham o sonho de chegar à Universidade. Uma conquista que se tornou real graças ao foco, perseverança, apoio de seus professores e a certeza de que a deficiência visual jamais será um obstáculo para a realização de seus sonhos.

 

Incentivo

 

Estudante da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Conjunto Eustáquio Gomes, Eduardo Ramon conquistou uma vaga no curso de Ciências Econômicas da Ufal. Ele é grato a sua família e a todos os professores que o apoiaram.

 

“Os professores sempre buscavam meios de repassar o conteúdo de forma que eu entendesse melhor. Além disso, sempre tive ao meu lado a Maria, que foi minha auxiliar de sala nestes últimos três anos e que me ajudou bastante”, recorda Eduardo.

 

A auxiliar de sala Maria Gomes Rodrigues desenvolveu fortes laços de amizade com Ramon e, durante o período mais crítico da pandemia, foi essencial para que o jovem continuasse seus estudos no ensino remoto. “Primeiro, passei a frequentar sua casa duas vezes por semana. Mas, como ele tinha limitações de acesso tecnológico, pedi que viesse para minha casa e, lá, disponibilizei meu notebook para ele assistir às aulas, intercaladas com minhas explicações. Quando as aulas presenciais voltaram, continuei ao seu lado e todos ajudaram, porque aqui, em nossa escola, a inclusão, de fato, acontece. Fico muito feliz com a sua vitória e estarei sempre presente para o que ele precisar”, declara, emocionada, Maria Rodrigues.

 

A diretora Daniela Raposo também comemora a conquista de Ramon. “Ele é um exemplo para todos nós e mostra que, com determinação e foco, não há obstáculos para seu sonho”.

 

Uma longa caminhada

 

Evilyn chegou à Escola Estadual Benedita de Castro Lima, no Clima Bom, em 2015, para cursar o 6º ano do ensino fundamental. Sete anos depois, concluiria o ensino médio na mesma instituição, sendo uma das estudantes aprovadas na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para a licenciatura de Letras na Ufal. “Fico muito feliz por esta conquista e sou grata a todos os professores que me ajudaram”, diz a garota.

 

A auxiliar de sala Elma Lúcia Cândido e o professor Carlos Diogo dos Santos estão entre os que acompanharam a trajetória de Evilyn. Ambos se dizem orgulhosos pelo resultado alcançado pela estudante. “Busquei prepará-la com a transmissão de áudios, o que facilitava a assimilação do conteúdo”, conta Elma.

 

Já Carlos, adaptou suas aulas para facilitar a aprendizagem de Evilyn, o que incluía legendas de slides e descrição de imagens. “Vê-la chegar à universidade é, para mim, uma realização enquanto educador”, fala.

 

Klirle de Morais, uma das diretoras da Benedita de Castro, diz que a aprovação de Evilyn traz a sensação de dever cumprido. “Ela superou dificuldades que não existem para muitos de nós, e sua conquista é também a vitória da escola pública, mostrando que estamos no caminho certo”, ressalta Klirle.

 

Cyro Accioly

 

Mas não foram apenas as escolas Benedita de Castro e Alfredo Gaspar de Mendonça que ajudaram Ramon e Evilyn em sua preparação. Ao seu lado também estava o Centro de Educação Especial Cyro Accioly, instituição que há mais de 40 anos é referência no atendimento educacional dos deficientes visuais de Alagoas.

 

Lá, os dois estudantes receberam atendimento especializado para o exame. “Foi uma sensação maravilhosa termos um material de estudos adaptado para o Braille”, revela Evilyn. “A ótima equipe de professores da Cyro proporcionou o reforço que precisávamos”, complementa Ramon.

 

O resultado não poderia ser melhor e, além de Evilyn e Ramon, outros três estudantes atendidos pela instituição foram aprovados na primeira chamada do Sisu.

 

Pollyanna Vieira, diretora do Cyro Accioly, informa que a preparação para este ano já começou e envolve não só o Enem, mas também o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

“Estamos atendendo 40 alunos apoiando não só a sua preparação para as provas, mas, também, auxiliando na sua inscrição. Inclusive já estamos preparando o primeiro simulado, o qual segue todas as regras de aplicação do Enem”, adianta a gestora.


Enem

 

Principal porta de acesso ao Ensino Superior no Brasil, o Enem encerrou suas inscrições no último sábado (21). Em Alagoas, as escolas da rede estadual já começaram a preparar seus alunos para as provas do Exame. Algumas já realizaram seus primeiros aulões, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde abril, distribui os 33 mil kits de livros do Programa Foca no Enem.

 

Os kits são compostos por livro multidisciplinar, livro com questões do Enem, livro das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) e livro de redação.

 

“Nestes dois anos de pandemia, mesmo com as dificuldades impostas pelo ensino remoto, tivemos muitos alunos aprovados em diversos cursos, alguns deles bastante concorridos, a exemplo de Enfermagem e Direito. Agora, com a nossa rede 100% presencial, vamos fortalecer ainda mais o excelente trabalho já feito por nossos professores. Uma dessas ações é justamente a distribuição dos kits de livros do programa Foca no Enem, os quais auxiliarão os professores e alunos neste processo preparatório. Teremos equipes de professores diretamente focadas para preparar os alunos para o Enem”, explica a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.