20/11/2022 15:17 | InstitucionalCultura

Paulo Dantas reforça compromisso do Governo no combate ao racismo e à intolerância religiosa

No Dia da Consciência Negra, governador sobre a Serra da Barriga e presta homenagens aos verdadeiros líderes da luta pela liberdade


Religiosidade e cultura se misturam num espetáculo de rara beleza e simbolismo

Thiago Sampaio / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

"Salve! Região dos valentes, onde os ecos estridentes mandam aos plainos trementes os gritos do caçador!". O poema de Castro Alves retrata a resistência e a importância da Serra da Barriga na defesa dos negros no Brasil. Neste domingo, 20 de Novembro, o governador Paulo Dantas subiu a Serra, em União dos Palmares, para reverenciar Zumbi e reafirmar que a luta por igualdade e o combate ao racismo também serão prioridades no Governo de Alagoas.

 

Tradicionalmente no Dia da Consciência Negra, o governador foi recepcionado por religiosos de matriz africana ao som do Baque Inaê. Em seguida, ao lado do prefeito Areski Freitas, o governador depositou flores aos pés das estátuas de Ganga Zumba e Zumbi em sinal de respeito e em memória.

 

Em seu discurso, Paulo Dantas reforçou seu compromisso com as pautas sociais em defesa da igualdade racial e o combate ao racismo e a intolerância religiosa.

 

“Estou aqui para manifestar nossa solidariedade com a história de Zumbi e para defender a igualdade e a liberdade. Precisamos defender a igualdade de maneira ampla, seja ela de raça, de gênero e, sobretudo, a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. Nosso governo é do campo popular e vamos governar para todos, mas, em especial, para os pequenos agricultores, para mudar a realidade de milhares de alagoanos que estão na fome”, declarou o governador. “Vamos combater todo e qualquer tipo de preconceito, em especial a intolerância religiosa, principalmente contra as religiões de matrizes africanas”, concluiu.

 

Paulo esteve acompanhado das secretárias Melina Freitas, da Cultura; Luiza Barreiros, do Gabinete Civil; e Maria Silva, da Mulher e Direitos Humanos. Além do deputado federal Paulão.