06/02/2023 10:38 | Agricultura

Paulo Dantas participa de um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste em Itabaiana-SE

Chefe do Executivo alagoano foi um dos convidados de honra nesse sábado na feira da Sealba, que movimentou cerca de R$ 100 milhões na edição deste ano

Evento aconteceu de 1° de fevereiro a 4 de fevereiro

Felipe Brasil

Wellington Santos / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas foi um dos convidados de honra, no sábado (4), de um dos três maiores eventos do agronegócio do Nordeste. Do pequeno produtor ao grande exportador, o chefe do Executivo alagoano também participou da segunda edição do Sealba Show – sigla identificada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, como a região de grande potencial agrícola - formada por 171 municípios - nos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

O evento ocorreu desde o dia 1° de fevereiro e foi encerrado no sábado (4), no Parque Parque Cunha Menezes, no município de Itabaiana, Agreste do Estado de Sergipe. A feira já é considerada a maior vitrine do agronegócio da região, ficando entre as três maiores do Nordeste em volume de negócios. As maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços marcaram presença, o que tornou a feira uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover marcas e ficar em dia com as novidades do mercado.

“Foi uma alegria imensa participar de um evento que envolve do pequeno produtor aos grandes exportadores do agro e que já movimentou nesta edição algo em torno de R$ 100 milhões. Como representante do povo alagoano, fico feliz de ter visto aqui prefeitos, pequenos e grandes produtores do nosso Estado nesta feira que, com certeza, vai acrescentar muito para nossa economia, gerando emprego e renda para nossa população”, destacou Dantas.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o  presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) e o organizador do evento, Ivan Sobral, recepcionaram Paulo Dantas. “O governador Paulo Dantas com certeza abrilhantou este evento com sua presença e, principalmente, como homem que entende que o agronegócio é fundamental para fazer girar a economia do Estado que governa”, destacou Mitidieri.

Convidado de honra, entrevista e agricultura familiar

Paulo Dantas visitou diversos estandes, conversou com vários agricultores, produtores de Alagoas e de outros estados e foi o grande convidado para o Programa Sealba News, um estúdio móvel montado no evento. Acompanhado do governador Fábio Mitidieri, Dantas concedeu entrevista à jornalista Samara Fagundes e fez questão de ressaltar que o evento não se limitava apenas aos grandes empreendimentos agrícolas do mundo agro, mas, também, aos pequenos produtores da agricultura familiar, ratificando a prioridade de seu governo com as pessoas mais pobres e que mais necessitam do estado.

“Aqui no Sealba também temos produtores do Estado de Alagoas, encontrei com vários. Encontrei também com lideranças políticas de outros estados, todos aqui em busca informação. Em busca de fazer com que o seu negócio seja mais rentável através da tecnologia, da inovação e o evento proporciona isso. Mas ressalto também que o Sealba é uma oportunidade de potencializar a agricultura familiar, o pequeno produtor”, destacou o governador Paulo Dantas.

Números do  Sealba 2023

De acordo com a organização do evento, o público foi superior a 20 mil pessoas por dia com mais de 100 grandes marcas nacionais, internacionais e um volume de negócios em torno de 100 milhões, numa área de 65 mil metros quadrados e ofertou estandes nas área de tecnologia agrícola, networking, inovação, conhecimento, startups, lançamentos, principais tendências do agronegócio e  crédito rural com os agentes financeiros.

Participaram do evento, entre outras personalidades, a primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas; a secretária Extraordinária de Estado da Primeira Infância (Secria), Paula Dantas;  prefeitos e vereadores de diversos municípios alagoanos.