02/05/2023 17:36 | SegurançaAssistência SocialDireitos HumanosCidadania

Paulo Dantas inaugura reforma e ampliação do Complexo Socioeducativo

Sistema Socioeducativo de Alagoas dispõe de 441 vagas, das quais apenas 147 estão ocupadas


Ao lado do secretário Kelmann Vieira (Prevenção à Violência), governador afirmou que Alagoas tem investido cada vez mais na inclusão social para reabilitar jovens

Pei Fon/ Agência Alagoas


Rafael Maynart/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas realizou, nesta terça-feira (2), a entrega da reforma e ampliação do Complexo Socioeducativo de Maceió, no Tabuleiro do Martins. Com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, foram inauguradas uma Unidade Básica de Saúde (UBS), blocos pedagógicos e uma área de lazer para uso exclusivo dos socioeducandos. Atualmente, o Sistema Socioeducativo de Alagoas dispõe de 441 vagas, das quais apenas 147 estão ocupadas.

Ao lado do secretário Kelmann Vieira (Prevenção à Violência), Paulo afirmou que Alagoas tem investido cada vez mais na inclusão social e que a Seprev tem transformado a vida dos jovens que por ali passam. Investimentos nos últimos anos acabaram com o cenário de superlotação nas unidades e, hoje, Alagoas é considerada referência para vários estados do Brasil, oferecendo estrutura de excelência, metodologias efetivas e atendimento humanizado.


“Essa reforma e ampliação é fruto de um trabalho intenso de investimentos e dedicação em transformar a vida desses jovens. O secretário Kelmann tem feito um trabalho excepcional e tenho certeza que aqueles que aqui passam, saem daqui transformados. Nossa dedicação é ao máximo para incluí-los socialmente”, disse. 


Kelmann Vieira ressaltou o trabalho do Governo do Estado para consagrar a proteção integral aos adolescentes do Sistema Socioeducativo, sem discriminação ou exclusão, contribuindo para que eles possam superar a situação de conflito com a lei, gerando a possibilidade de reinserção social efetiva. “Minha primeira intenção quando assumi a Seprev foi humanizar o ambiente socioeducativo, uma vez que esses adolescentes ainda se encontram em desenvolvimento. Assim, focamos na educação, na profissionalização, trazendo perspectiva de mudança para a vida dos socioeducandos através de oficinas e cursos profissionalizantes, lazer e cultura”, contou. 


“Tudo isso faz parte do processo de mudança que fará com que eles abandonem os erros do passado e tenham uma vida digna ao lado de seus familiares. Tudo isso contribui para que Alagoas seja uma terra de paz e todos nós estamos trabalhando para isso”, afirmou Kelmann Vieira.


Também participaram do evento as secretárias Katia Born (Desenvolvimento Social), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência), Diogo Teixeira (Inclusão Social), os deputados Dudu Ronalsa, Flávia Cavalcante, Lelo Maia, e o ex-prefeito Cícero Cavalcante, além de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.


REFORMA
As obras de reforma e ampliação foram executadas com recursos próprios do Governo do Estado. UBS foi toda reformada. Ela atende aos adolescentes e funcionários com profissionais de odontologia, clínica médica e psiquiátrica, nutrição, psicologia e assistência social, além de atendimento de enfermagem e de imunização e vacinação.


O novo bloco pedagógico terá 5 salas de aula, com capacidade total média de 75 alunos simultâneos, que somam no trabalho da equipe de Educação, que tem o apoio da Escola Paulo Jorge, especialista em pessoas privadas de liberdade. No bloco, ainda será disponibilizada uma brinquedoteca para iniciar o atendimento humanizado com familiares dos internos,  visto que muitos já possuem filhos. 


O bloco do Grupo de Gerenciamento e Contenção (GCON) serve para dar apoio aos servidores que atuam nesta área, um total de 50 agentes. O bloco é uma conquista para a categoria, que antes não tinha um local adequado.


O bloco da equipe técnica também está incluído nesta ampliação e conta com 1 sala para atendimento psicológico, 1 para o serviço social, 1 para o administrativo e 1 para a gerência de desenvolvimento integral.  As obras ainda incluíram a criação de espaços de convivência, melhorias no campo de futebol e quadra poliesportiva.