25/01/2023 17:13 | EsporteDesenvolvimento Humano

INCLUSÃO PELO ESPORTE

Paulo Dantas garante cadeiras de rodas de alta performance a paratletas campeões da São Silvestre

Carlinhos e Givaldo foram campeão e vice, respectivamente, da São Silvestre 2022

Pei Fon/ Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Fortalecendo o apoio ao esporte, o governador Paulo Dantas recebeu nesta quarta-feira (25), os paratletas Carlos Guedes e Givaldo Augusto, que foram campeão e vice, respectivamente, da última corrida de São Silvestre, em São Paulo. Na oportunidade, Paulo garantiu que o Estado doará duas cadeiras de alto desempenho para que possam obter melhores resultados nas próximas competições, bem como garantiu a inclusão da dupla no Programa Bolsa Atleta e o patrocínio para que participem da Maratona de Santiago, no Chile.

Paulo ouviu dos atletas histórias de superação e resistência para enfrentar as dificuldades do preconceito durante a trajetória no esporte. O governador parabenizou “Carlinhos” e Givaldo pelas conquistas e ficou impressionado com as marcas obtidas por eles até agora. “Fiquei emocionado e feliz com a história de cada um, que mostra superação, dedicação e persistência. Por isso, para garantir que continuem treinando e competindo em altíssimo nível, o Governo de Alagoas irá adquirir as cadeiras de fibra de carbono. Se com as atuais, eles alcançaram marcas impressionantes, com as novas tenho certeza que vão conquistar muito mais e colocar Alagoas em ainda mais destaque”, disse.

O encontro contou com a presença das secretárias de Esportes, Lazer e Juventude, Ângela Stemler; do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva; da Primeira Infância, Paula Dantas; e da Cidadania e Pessoa com Deficiência, Aline Vieira e o treinador dos paratletas, Renato Romão.

Visivelmente emocionado, Carlinhos  agradeceu ao governador e às secretárias pelo apoio que o Governo de Alagoas vem dando ao esporte, em especial aos paratletas que cada vez mais têm conquistado títulos importantes para o Estado. “Confesso ao senhor [governador] que desde que recebi a ligação agendando este encontro, fiquei tão feliz que não consegui dormir. Pra mim é motivo de muito orgulho estar aqui, vendo que o Estado valoriza e incentiva a prática de esportes, principalmente, para as pessoas com deficiência", afirmou.

"Quero agradecer a secretária Maria Silva, que foi quem nos abriu as portas e nos ajudou até aqui, e agora o governador e a secretária Ângela estão empenhados em nos ajudar. Só posso dizer para o senhor é que ‘tô’ sempre à disposição para competir, treinar e fazer o mundo melhor para representar o governo do estado e representar toda Alagoas”, acrescentou.

A secretária Ângela Stemler destacou a importância do encontro e afirmou que a Selaj está atuando para ampliar o Bolsa Atleta para atender um número maior de paratletas. “Encontro fundamental para reforçar o compromisso do Governo de Alagoas com o esporte em todas as suas esferas. Oportunidade gigante para unir os esforços das secretarias com o objetivo de promover novas políticas públicas para as pessoas com deficiência, como a ampliação do programa Bolsa Atleta Alagoas, que atenderá um maior número de atletas, nas mais diversas categorias”, afirmou.

Carlinhos e Givaldo fazem parte do projeto paralímpico da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e vem conquistando grandes resultados país afora, representando o Estado no paratletismo com cadeira de rodas. Além de competições regionais, eles já participaram de corridas nos cenários nacional e internacional, como nas maratonas de Salvador-BA, João Pessoa-PB e, na tradicional São Silvestre.

HISTÓRIA

Os dois paratletas iniciaram tarde a trajetória esportiva. Carlinhos, que tem 37 anos, conheceu o paratletismo em 2007, após sofrer um acidente e amputar uma das pernas.  Inicialmente, sua carreira começou com o basquete em cadeira de rodas, para depois migrar para o paratletismo.

Givaldo Augusto tem 45 anos e iniciou sua trajetória há apenas cinco anos. “Meu primeiro contato com o esporte foi em 2017, quando corri pela primeira vez no Circuito Caixa, na Praça Multieventos. Fiquei em 5º lugar, correndo com a minha cadeira do dia a dia”, relembrou.