25/05/2022 14:25 | Educação

Paulo Dantas entrega certificado profissional a 68 alunos do Qualifica Educação em Arapiraca

Com este programa, jovens da rede estadual de ensino poderão concluir o Ensino Médio com qualificação para encarar a próxima fase de suas vidas


Governador Paulo Dantas entrega certificado a alunos do Qualifica Educação em Arapiraca

Pei Fon


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O Programa Qualifica Educação chega a uma nova etapa em Arapiraca. O governador Paulo Dantas e a secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, entregaram, nesta quarta-feira (25), a certificação profissional a 68 alunos que prestaram cursos que lhes dão mais preparo para o ingresso no mercado de trabalho.

 Com este programa, os jovens da rede estadual de ensino poderão concluir o Ensino Médio com qualificação para encarar a próxima fase de suas vidas.

"É um programa muito importante. O estado está trabalhando em parceria com o Sistema S, promovendo qualificação para os nossos jovens no intuito de que eles concluam o Ensino Médio já com uma profissão. Que eles sejam bem formados para terem uma oportunidade no mercado de trabalho e para que esses jovens atendam a expectativa do setor produtivo e da iniciativa privada", ressaltou o governador Paulo. 

As vagas são destinadas, prioritariamente, para estudantes matriculados nos segundos e terceiros anos do Ensino Médio, incluindo estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ano letivo vigente. Os alunos devidamente matriculados e frequentando as aulas regularmente recebem do Senai auxílio estudantil para custear as despesas com transporte e lanche nos dias de aula do curso.

"Já estamos certificando uma ótima quantidade de alunos, nesse primeiro momento. E temos mais de 300 em aulas. São vários cursos da área automotiva, da área industrial, RH, Marketing e Segurança. É um leque de 36 cursos que o Sistema Senai oferta junto com a Secretaria Estadual de Educação", disse Roseane Vasconcelos.

O programa 

Ao todo, estão sendo ofertadas 10.000 vagas distribuídas em 500 turmas para 36 cursos em diversos municípios no estado de Alagoas, com carga horária entre 160 a 200 horas, podendo ter duração de 2 a 3 meses.

O Programa Qualifica Educação é fruto da parceria do Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ofertar cursos profissionalizantes a estudantes da rede estadual de ensino que buscam concluir o Ensino Médio com uma profissão. Estão sendo investidos mais de R$ 18 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.