07/11/2022 19:07 | Agricultura

Paulo Dantas discute ações de prevenção e erradicação da peste suína clássica em Alagoas

Governo do Estado e o setor privado vão promover uma campanha educativa junto aos produtores rurais para evitar a transmissão da doença

Governo de Alagoas vai arcar com 50% das despesas das duas próximas etapas da campanha de vacinação no estado

Thiago Sampaio

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas se reuniu, nesta segunda-feira (7), com autoridades públicas para debater ações de prevenção e erradicação da peste suína clássica (PSC) e o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e do sistema de vigilância para as doenças dos suínos, incluindo a implantação de um programa de vacinação sistemática de forma regionalizada na Zona não Livre (ZnL) da doença em Alagoas.

Na ocasião, o chefe do Executivo alagoano informou que o Governo vai arcar com 50% das despesas das duas próximas etapas da campanha de vacinação no Estado e se comprometeu em levar as demandas apresentadas na reunião ao Consórcio do Nordeste para que o assunto seja discutido com os demais governadores da região e autoridades sanitárias envolvidas na vacinação.

Uma campanha educativa também será desenvolvida em parceria do setor público com a iniciativa privada sobre as formas de se evitar a transmissão da doença. A Peste Suína Clássica é uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar criações, pois é altamente transmissível e leva a altas taxas de mortalidade e morbidade entre os animais.

“Vamos unir todos os esforços para levar adiante essa campanha, e nos comprometemos em fazer com que ela seja vitoriosa e sirva como exemplo para os demais estados”, pontuou Dantas.

Para o chefe da Divisão de Sanidade dos Suídeos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Zaha Takeda, a dificuldade é a informação chegar ao pequeno produtor. Por isso, a importância da realização de um trabalho de comunicação por parte do Governo de Alagoas.

“O desafio é a informação chegar nesses pequenos produtores que, por muitas vezes, não sabem cuidar do rebanho. A vacina é efetiva, funciona. A gente vem conduzindo esse trabalho junto com a Adeal para imunizar o rebanho contra a doença. Em 2019, nós tivemos dois focos no município de Traipu, onde foi feito um trabalho efetivo de combate à doença, e os focos foram eliminados. O produtor precisa se conscientizar e cuidar do rebanho. Mais de 30 instituições ajudaram a efetivar a vacinação. Uma decisão de toda a cadeia de erradicar essa peste”, relatou.

Com recursos financeiros oriundos de uma parceria público-privada entre Mapa, Adeal, ABCS e ABPA, que totalizaram R$1.994.837,93, foram realizadas duas etapas de vacinação contra a PSC em Alagoas. A primeira ocorreu entre junho e agosto de 2021, onde foram vacinados 106.881 suínos de 7.018 estabelecimentos de criação, totalizando R$ 1.035.772,81. A segunda etapa foi realizada entre março e abril deste ano, vacinando 127.191 suínos de 5.581 estabelecimentos criação, que totalizaram R$ 959.065,12.

Não houve custos com a aquisição de vacinas contra a PSC, pois foram doadas pela empresa Zoetis Indústria de Produtos Veterinários Ltda. As doses de vacinas Pest-Vac foram doadas por meio de termo de compliance envolvendo ABPA e ABCS. A vacinação foi conduzida por 60 vacinadores contratados pela iniciativa privada e com vacinas doadas pela Zoetis. Já a fiscalização e auditoria do processo foram realizadas pela Adeal e pelo Mapa.

Além do governador e do membro do Mapa, participaram do encontro, a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Aline Melo; o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciano Barros; a diretora técnica da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludtken, e membros da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).