08/03/2023 19:59 | AgriculturaDesenvolvimento Humano

Paulo Dantas assina PL que autoriza doação de terras para reforma agrária

Anúncio foi feito durante encontro com mulheres camponesas marcando o dia 8 de março


Projeto será enviado ao Poder Legislativo para que o Estado possa doar terras em Taquarana

Pei Fon/ Agência Alagoas


Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Durante almoço com as mulheres do campo nesta quarta-feira (8), o governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Agricultura, Carla Dantas, assinou um Projeto de Lei que autoriza o Estado a doar duas áreas para os movimentos rurais no município de Taquarana. O PL será encaminhado aos deputados na Assembleia Legislativa para apreciação e votação. O deputado Ronaldo Medeiros participou do encontro representando ALE.


De acordo com o governador, o Estado vem adotando ações para promover a interiorização do desenvolvimento social e melhorias na qualidade de vida com a valorização do trabalhador do campo. “Esse é um projeto importante que vai beneficiar as mulheres do campo, sendo essencial na viabilização de diversos projetos e serviços públicos prestados pelo INCRA, atendendo ao interesse público a que se propõe, bem como contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável, para a redução da pobreza no campo e para o fortalecimento das políticas de inclusão social”, destacou o governador.


Os imóveis serão doados com encargo ao INCRA que deverá realizar os assentamentos no prazo máximo de até 5 anos. Emocionada, a camponesa Deyse, do MST, moradora do assentamento que será beneficiada com o PL, agradeceu ao governador pela doação da área, pois era um sonho antigo e que em breve será uma realidade. “A gente trabalha, a gente luta e vem lutando durante esses 15 anos para plantar, produzir alimentos saudáveis. É uma vitória, uma conquista muito grande. É um prazer estarmos aqui recebendo essa nomeação que vai ajudar a promover muitos recursos para a gente”, disse.


A secretária Carla Dantas destacou que a pasta está com uma agenda em conjunto com as organizações sociais do campo, fechando pautas e agendas para escuta das mulheres assentadas e acampadas. A iniciativa tem objetivo de fomentar a produção da agricultura familiar camponesa, gerar emprego e renda no campo. “Estou muito feliz de estar aqui com vocês. Já nos encontramos na Seagri em duas outras ocasiões, recebemos as pautas que nos foram levadas e trouxemos para o governador. Vamos seguir com novas rodadas de conversa, com um diálogo aberto com os movimentos do campo e com uma agenda de fortalecimento”, declarou a secretária.


Por fim, o deputado estadual Ronaldo Medeiros enfatizou a importância do PL para os agricultores que, a partir de agora, terão segurança para produzirem e venderem os alimentos com a certeza de que estão morando e trabalhando em uma terra própria. “A gente fica sensível à causa, porque a gente sabe que o pedaço de terra para alguém que faz produzir é a realização de um sonho. Podem ter certeza que a Assembleia irá apreciar e juntos vamos tentar aprovar o quanto antes, porque sei que todos são sensíveis às pautas dos produtores do campo”, concluiu.


Os movimentos sociais apresentaram também uma carta de demandas para o governador, que se comprometeu a analisar e dar andamento às pautas. Também participaram da reunião a primeira-dama Marina Dantas; as secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil); Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos) e Paula Dantas (Primeira Infância),  o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e lideranças de movimentos campesinos.