10/01/2023 17:24 | Saúde

Parceria entre HEA e Pestalozzi entrega 80 órteses e próteses em Arapiraca

Maioria dos pacientes sofreu acidentes de trânsito envolvendo motocicletas


Próteses e órteses foram entregues para familiares de ex-pacientes do HEA

José Gabriel (colaboração)


Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em parceria com a Pestalozzi Arapiraca, entregou 80 próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção a ex-pacientes que estão sofrendo com as sequelas provocadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou traumas e que foram atendidos na instituição hospitalar. 

 

A parceria beneficia moradores de 46 municípios que compõem a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. "São muletas, bengalas, cadeiras de roda e de banho, entre outros dispositivos, que auxiliam na recuperação e melhoram a condição de cuidados por parte dos familiares. A gente fica muito feliz por poder colaborar com estas melhorias", explicou Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.

 

A dona de casa Carla Fernanda Silva veio de Traipu para buscar cadeiras de roda e de banho para o filho, Márcio Geraldo, de 19 anos. Vítima de acidente de moto, Márcio passou 73 dias internado no HEA, em Arapiraca. Está acamado e com dificuldades para se locomover. "Estas cadeiras vão aliviar muito nossa rotina. É de suma importância para as famílias e para os pacientes. Deus abençoe esta parceria", disse dona Carla, mãe do ex-paciente do HEA.

 

José Roberto Ferreira saiu de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, para receber cadeira de rodas para o irmão, Paulo Sérgio Ferreira, de 31 anos. "Meu irmão sofreu um acidente de moto e seria muito difícil adquirir estes equipamentos. Esta parceria da Pestalozzi Arapiraca e o Hospital de Emergência do Agreste é uma bênção para todos", afirmou José Roberto.

 

Parceria 

Segundo a presidente da Pestalozzi de Arapiraca, Zélia Azevedo, a parceria do HEA com a entidade, que presta assistência a pessoas com deficiência, é importante para proporcionar qualidade de vida. "Essa parceria funciona para garantir, de fato, que os pacientes recebam estes equipamentos em tempo hábil, para que colaborem com a rotina e com a recuperação física de cada um", disse Zélia Azevedo.

 

Para o coordenador da Oficina Ortopédica da Pestalozzi de Arapiraca e fisioterapeuta no HEA, Dannyel Bezerra, antes da parceria, os equipamentos demoravam muito tempo para chegar aos pacientes" Muitas vezes nem chegavam. Os pacientes do hospital têm acesso rápido e de forma gratuita a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Muitos dispositivos são feitos na Oficina Ortopédica da Pestalozzi. Em geral, somente as cadeiras de rodas e de banho vêm de outro fabricante", afirmou.