17/04/2023 18:01 | EducaçãoCultura

Parceria entre escola e instituições leva cinema de graça para estudantes da rede estadual

Cineclube é promovido pela Escola Estadual Romeu de Avelar e Instituto Eu Mundaú


Primeira sessão foi com o filme A Barca, de Nilton Resende

Thiago Ataíde


Ana Paula Lins

Terminar o dia de aula com uma sessão de cinema e ingressar em um mundo de fantasia, novas culturas e grandes histórias é um sonho que, desde o último dia 14, se tornou realidade para os alunos da Escola Estadual Romeu de Avelar, no Distrito Industrial, em Maceió, graças à inauguração de um cineclube no espaço educacional.

 

A iniciativa é uma parceria entre a escola e o Instituto Eu Mundaú que visa estimular entre os jovens o hábito de assistir a filmes e séries, levando cultura e lazer ao ambiente escolar, além de possibilitar debates e reflexões que contribuam com a aprendizagem dos estudantes.

 

O cineclube é uma das ações que integram o Ponto de Cultura Ateliê Olhar Periférico, projeto do Instituto Eu Mundaú que fomenta a criação artística audiovisual entre jovens de Maceió. A iniciativa, que, desde 2014, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontece no bairro de Fernão Velho e, agora, chegou à Escola Estadual Romeu de Avelar.

 

“Nossa secretária escolar Joseane Oliveira, que também é uma atriz alagoana com atuação em vários filmes premiados, é integrante do Instituto Eu Mundaú e coordenadora do Ponto de Cultura. Ela já faz esse trabalho em Fernão Velho. Agora, trouxemos o projeto para a Romeu, estendendo as ações do Ponto para o ambiente escolar. A ideia é que tenhamos, pelo menos, quatro sessões por mês, sempre às sextas-feiras”, conta a diretora-geral Elaine Souto.




Fomento à cultura


Responsável por levar a iniciativa à escola, Joseane, mais conhecida como Ane Oliva (seu nome artístico), diz que a equipe gestora foi muito receptiva ao projeto e que o cineclube será a primeira de muitas ações de fomento às artes na instituição.

 

“Trabalhar a implantação desse Ponto de Cultura aqui na escola tem sido muito estimulante. Além do Cineclube, a parceria permitirá a realização de outras ações culturais, a exemplo de oficinas de teatro e fotografia, apresentações artísticas de grupos profissionais dentro da escola e a ida de nossos alunos a peças teatrais e sessões de cinema. Atividades como esta tornam o ambiente escolar mais criativo, mais sensível e mais dinâmico, deixando a formação escolar mais humana”, avalia.

 

Ane, por sinal, teve seu talento reconhecido internacionalmente: dois de seus filmes, o longa-metragem “Propriedade”, de Daniel Bandeira, e o curta-metragem “Infantaria”, da alagoana Laís Santos, estiveram entre os competidores da edição 2023 do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais prestigiados do mundo. Ela também trabalha como secretária escolar na Romeu de Avelar desde 2010.

 

Fortalecendo a aprendizagem

 

A primeira sessão ocorreu na última sexta-feira, com a exibição do filme alagoano "A Barca", do diretor Nilton Resende, inspirado no conto “Um Natal na Barca”, da escritora Lygia Fagundes Teles. Eduarda Bezerra, estudante da 2ª série do ensino médio, participou da sessão e aprovou a iniciativa.

 

“Foi uma experiência incrível, algo que, realmente, ajuda na formação do estudante. Creio que será mais uma ferramenta para os professores trabalharem junto aos alunos, e estou muito ansiosa pelas próximas sessões”.