19/01/2023 11:10 | Agricultura

AGRICULTURA FAMILIAR

Pagamento do Garantia-Safra 2021/2022 beneficia mais de 15 mil agricultores de Alagoas este mês

Em fevereiro, mais nove municípios serão contemplados com aporte de R$ 850 para produtores rurais que residem em áreas sujeitas a perda de safra


Garantia-Safra garante seguro financeiro para produtores que não têm condições de arcar com prejuízos gerados pelas temporadas de estiagens ou enchentes

Banco de imagens/Freepik


Giselly Vitória *

A Secretaria de Estado de Agricultura e  Pecuária (Seagri) e o Ministério da Agricultura anunciaram, nesta quinta-feira (19), o início do pagamento do Programa Garantia-Safra para agricultores familiares cadastrados e residentes em 25 municípios alagoanos. Uma das  novidades é que, em fevereiro, o programa vai contemplar mais nove cidades do Estado que estão sujeitas à perda de safra causada pela seca extrema ou pelo excesso de chuva.

 

O Garantia-Safra garante seguro financeiro para os produtores rurais que não têm condições de arcar com prejuízos gerados pelas temporadas de estiagens e/ou enchentes. Para ser cadastrado no programa, o agricultor deve possuir Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 a 5,0 hectares. 



 

A remuneração deste mês assegura o benefício a 15.828 agricultores familiares oriundos de 25 municípios de Alagoas. Ao todo, o programa vai contemplar 27.163 pequenos agricultores de 34 cidades alagoanas que cultivam feijão, milho, arroz ou mandioca.

 

Os pequenos agricultores que vão receber o auxílio financeiro neste mês de janeiro residem nos municípios de Água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

 

Agricultores inscritos nos municípios contemplados já podem efetuar o saque. O novo calendário de cadastro será disponibilizado em breve.


* Sob supervisão