14/11/2022 14:35 | Saúde

Pacto contra a Fome: Complexo nutricional é inaugurado em Batalha

Governador Paulo Dantas entregou nova unidade que vai distribuir refeições para 400 famílias cadastradas

Unidade já começou a funcionar logo após a inauguração, distribuindo inicialmente 2 litros de refeições para 200 famílias.

Pei Fon

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Quatrocentas famílias em situação de vulnerabilidade social, do município de Batalha,  serão beneficiadas com a distribuição de  2.400 litros de  refeições por semana, no Complexo Nutricional Cícera Amorim dos Santos, inaugurado pelo governador Paulo Dantas,  nesta segunda-feira (14). A unidade já começou a funcionar logo após a inauguração, distribuindo inicialmente 2 litros de refeições para 200 famílias.

"Esse é o nosso compromisso central: manter uma agenda de desenvolvimento social para garantir que todas as famílias alagoanas tenham um prato de comida na mesa três vezes ao dia, com uma alimentação de qualidade no café da manhã, almoço e janta", afirmou o governador Paulo Dantas ao participar da solenidade de inauguração do complexo ao lado da primeira-dama, Marina Dantas, prefeita licenciada de Batalha e Coordenadora do Programa Cria.

O prefeito em exercício de Batalha,  Wagner Dantas, agradeceu o apoio do Estado para viabilizar a instalação do complexo e pela entrega . "Esse equipamento vai ajudar bastante às famílias em situação de insegurança alimentar no nosso município", observou o prefeito. Ele também agradeceu a ambulância 0km, do Programa Fortalece Alagoas, cujas chaves foram entregues pelo governador Paulo Dantas". Essa ambulância vai nos ajudar a dar assistência aos pacientes que precisam ser transferidos para unidades de saúde de outros municípios ", enfatizou Wagner.

Cadastro

A unidade foi instalada no bairro de São Bento, onde se concentra um grande número de famílias que não possuem renda fixa e por isso enfrentam situação de insegurança alimentar. De acordo com a coordenadora do Complexo Nutricional, Naiara Martins, serão distribuídos  dois litros de refeições, durante três dias da semana, para 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, previamente cadastradas pela assistência social do município, até dezembro. "A proposta é que ao levar comida para a casa dessas pessoas, elas possam fortalecer seus laços familiares", explicou Naiara.

Vera Lúcia da Silva, 42 anos, é uma das beneficiárias da distribuição de refeições no Complexo. Mãe de cinco filhos, apenas um mora com ela hoje, numa pequena casa no bairro de São Bento, onde está instalado o equipamento. Desempregada, ela depende de programas como o Auxílio Brasil e das doações de cestas básicas oferecidas pela Prefeitura de Batalha para garantir o sustento dela e do filho."Com a distribuição da sopa vai ficar ainda melhor", disse, já com o baldinho na mão para receber os primeiros dois litros de sopa.

A nutricionista do Complexo, Arielly Moreira, explicou que os litros de sopa são suficientes para alimentar uma família de 5 pessoas. O cardápio é formado por três tipos de refeições:  sopas de legumes e de feijão com charque, um prato com comida variada e leite.  "Todos os produtos, como verduras e grãos, são fornecidos por agricultores e comerciantes locais", explicou Arielly.

O Complexo Nutricional Cícera Amorim dos Santos, já batizado pelos moradores da cidade como o "sopão", foi  construído com recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), por meio de um convênio assinado pelo Governo de Alagoas e pela prefeitura de Batalha, com investimentos de R$ 350 mil. A manutenção do espaço conta com uma equipe de 10 pessoas, enquanto que a aquisição de insumos será de responsabilidade do município.

Para a secretária estadual da Assistência Social (Seades), Aline Rodrigues, a entrega desse equipamento vai fazer muita diferença para a comunidade local.  “O Complexo Nutricional é muito importante e fará uma mudança bastante  significativa na rotina diária das pessoas mais vulneráveis, gerando um impacto muito positivo em suas vidas. Com forte produção de alimentos de alto valor nutricional, ele contribui para dirimir a cadeia de insegurança nutricional”, disse Aline.

Alagoas possui mais dois Complexos Nutricionais em funcionamento, um no município de Pilar e outro em Santana do Ipanema. Em Teotônio Vilela, um novo equipamento está em fase de construção. A previsão é implantar mais 10 complexos em outros municípios do Estado.

A inauguração  do Complexo Nutricional de Batalha contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Vitor; da deputada estadual eleita, Carla Dantas; do deputado federal eleito Luciano Amaral, vereadores, prefeitos e outras autoridades regionais.