19/05/2023 17:37 | Saúde

Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal são vacinados contra a influenza

Vacina trivalente é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, mas precisa ser atualizada constantemente porque o vírus está em constante mutação.


Imunização foi realizada na residência dos pacientes

Aprigio Vilanova / Ascom Ipaseal Saúde


Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal Saúde

Os pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal (Padi) receberam nesta sexta-feira (19) a dose da vacina contra a influenza. A imunização foi realizada na residência dos próprios pacientes pelas profissionais do programa, a enfermeira, Alanna Correia e a técnica de enfermagem, Gislede Silva.

 

Em 2023, a vacinação é trivalente, sendo sua formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Além disso, ela é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

 

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de prevenir casos graves e óbitos por gripe. Como o vírus vive em constante mutação, é necessária a imunização anual. “Por isso, todos os anos a vacina é levada até os pacientes do Padi, pois a maioria atendida pelo programa é acamada, com limitações motoras ou psíquicas”, afirma a enfermeira Alanna.