27/04/2022 17:10 | EducaçãoCultura

Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa, professor da rede estadual lança livro

Escrito em cordel, “Versos Para Terra” trata dos desafios do homem do campo dentre eles o preconceito em relação à homossexualidade

O livro “Versos Para a Terra” já está disponível para compra presencialmente e através das redes sociais

Acervo Escola Rocha Cavalcanti

Manuella Nobre

A Escola Estadual Rocha Cavalcanti, localizada no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, está em festa nesta quarta-feira (27), com o lançamento do livro Versos Para Terra, do seu premiado professor Gilmar de Oliveira Silva, conhecido como Gilmar da Pindoba.

Gilmar, que traz em seu currículo duas premiações na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), explica que a obra, escrita em Literatura de Cordel, além de traçar a trajetória e desafios a serem superados pelo homem do campo, trata do preconceito em relação à homossexualidade.

"O Cordel sempre esteve presente na minha vida e ainda representa uma parte de tudo o que eu vivi. Eu vim da roça, meus pais também, vivemos a realidade da zona rural e todas as suas dificuldades e peculiaridades. A literatura de cordel é uma parte de mim, trago temas que vivi e também questionamentos como, por exemplo, a questão da homossexualidade, que é um tema tão apagado do cordel, mas que trouxe para ganhar espaço e falar sobre o que por muito tempo foi motivo de piada ou de preconceito”, explica Gilmar.

Ainda de acordo com o professor, a cultura da leitura fez toda a diferença na carreira dele e também no aprendizado de seus alunos. “A escrita e a leitura sempre estiveram presentes em minha vida. Fui premiado na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) em 2019 com a medalha de bronze e neste ano com a medalha de ouro. Levo o ler e o escrever nas salas de aula porque sei o impacto que essa cultura traz para o aluno. Eu sou a prova disso. Estou sempre procurando participar de novos projetos, criando novas didáticas sobre algo genuinamente do sertão”, completa.

O livro “Versos Para a Terra” já está disponível para compra e pode ser adquirido pessoalmente na Escola Estadual Rocha Cavalcanti, através do Instagram @gilmardapindoba ou pelo Whatsapp no número (82) 98815-2727. O custo é de R$ 30.