08/11/2022 14:49 | Meio Ambiente

Operação na APA de Murici resulta em mais de R$ 17 mil em multas

Ação aconteceu entre órgãos ambientais integrados que atuam no Alagoas

Espécies capturadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrada pelo IMA/AL e o Ibama

Dálet Vieira / Ascom IMA-AL

Nesse fim de semana, entre os dias (5) e (6), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-PM/AL), realizou uma operação na Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici e entorno. Na ação, foi apreendido um casal de passeriformes ameaçado de extinção, além da emissão de quatro autos de infração ambiental que resultaram em R$ 17.500 em multa.

A operação teve como objetivo coibir crimes ambientais na APA, que é a maior do Estado. As equipes apreenderam duas armas de fogo, munições e um tatu verdadeiro abatido. Além de 24 pássaros, destes, dois são da espécie ameaçada de extinção pintassilgo-do-nordeste.

As espécies foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que possui administração compartilhada entre o IMA/AL e o Ibama. Vale pontuar que nos casos de animais ameaçados de extinção, a reintrodução deles é feita após o corpo técnico do Cetas realizar consultas aos coordenadores dos planos de ação nacional.

Ainda durante a ação, os infratores que portavam armas de fogo, foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município de Murici, onde ficaram detidos por posse ilegal de armas.

Operações como a que aconteceu na APA de Murici são recorrentes, pois têm a finalidade de refrear as violações ao meio ambiente. A população também pode auxiliar na proteção desses espaços, para isso basta utilizar o aplicativo IMA Denuncie que está disponível gratuitamente para Android e IOS.