28/06/2022 15:25 | Segurança

Operação Lei Seca completa 10 anos com mais 200 mil veículos abordados

Estatísticas do Detran/AL demonstram a importância dos serviços prestados à sociedade durante a última década

Data marca um avanço na fiscalização de trânsito do estado

Ascom/Detran AL

Nathaly Correia/ Detran

Nesta terça-feira, 28 de junho, a Operação Lei Seca completa dez anos de atividades em Alagoas. O programa, que foi institucionalizado pelo Detran de Alagoas em 2012, após a entrada em vigor da lei 11.705 de 2008, já abordou mais de 200 mil veículos nesta década e segue fazendo um trabalho de utilidade pública para toda a sociedade.

Segundo o tenente Emerson Andrade, coordenador da Operação Lei Seca, a data marca um avanço na fiscalização de trânsito do estado.

“Ter o efetivo da Operação Lei Seca nas ruas é uma garantia de segurança para pedestres, condutores e toda a sociedade. Nesses dez anos, não só fiscalizamos e prendemos em flagrante condutores alcoolizados, como também recolhemos veículos irregulares, orientamos sobre uso da cadeirinha para crianças e retiramos diversos motoristas sem permissão para dirigir de circulação, sempre em prol de um trânsito mais seguro e da preservação de vidas. A Operação Lei Seca foi criada com objetivo muito claro de salvar vidas, e a sua tarefa mais importante é a educação dos motoristas para mudarmos seu comportamento", pontuou o tenente.

Com os gráficos disponíveis no site dos indicadores do Detran, atualizados a cada final de mês com os números repassados pelo efetivo da Lei Seca, a cada final de operação em todo o estado, percebe-se, por exemplo, a diminuição da recusa de testes do etilômetro por parte da população.

Em 2016, foram 1.488 recusas ao teste em blitz de fiscalização realizadas pela OLS, enquanto em 2022, até maio deste ano, o número de recusas caiu para 277 até 25 de junho, demonstrando a cooperação e aceitação dos condutores alagoanos ao trabalho desenvolvido.

Seguindo essa tendência, a quantidade de condutores flagrados ao volante alcoolizados também diminuiu no mesmo período, sendo 266 flagrantes no ano de 2016 e 103 motoristas flagrados com índice etílico igual ou maior que 0,34mg/L durante as operações da Lei Seca em 2022.

Os dados dos 10 anos da OLS em Alagoas podem ser vistos no site dos indicadores do Detran de Alagoas e são atualizados a cada final de mês por parte dos servidores da Lei Seca e do Departamento de Estatísticas para o Trânsito do Detran Alagoas.