14/02/2023 10:22 | Segurança

Operação cumpre 31 mandados em Alagoas e Pernambuco contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas

Organização alvo da operação tem relação com um dos maiores traficantes de Alagoas, morto em 2016 ao entrar em confronto com a polícia

Para o cumprimento dos mandados foram utilizados o efetivo dos 1º, 4º e 5º Batalhões, o Batalhão de Guarda, BPTran, Rotam, Bope, Tigre, Oplit, Dnarc e Deic

Ascom SSP/AL

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) coordenou, nesta terça-feira (14), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas. A ação denominada Propano cumpre 12 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Maceió, nos bairros do Clima Bom, Vergel do Lago, Ponta Grossa e Fernão Velho, além de Marechal Deodoro e na cidade pernambucana de Cupira. Sete pessoas foram presas. Duas prisões ocorreram em Cupira e cinco em Maceió.

De acordo com as investigações, realizadas pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, a organização criminosa atuava na prática de tráfico de entorpecentes e comércio ilegal de outras substâncias de uso controlado. Com base nas provas técnicas produzidas, a Deic representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação ganhou o nome de Propano para relacionar os integrantes da organização criminosa com um dos maiores criminosos de Alagoas, morto em 2016 ao entrar em confronto com as forças policiais do Estado, o Eraldo do Gás. O nome Propano foi então escolhido pelo fato de o composto químico ser o principal substrato do gás de cozinha.

Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados foram empregados policiais militares dos 1º, 4º e 5º Batalhões, além dos Batalhões de Guardas (BPGd), de Trânsito (BPTran), de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e de Operações Policiais Especiais (Bope). A Polícia Civil empregou policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), da Delegacia de Narcóticos (Dnarc) e Deic.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, dentre outros crimes, por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.